EVERSON BOECK
[email protected]
Após uma criteriosa avaliação, as empresas mais competitivas do Rio Grande do Sul foram conhecidas na solenidade que se realizou no dia 27 de novembro de 2012, às 19h, no Theatro São Pedro em Porto Alegre. Nesta cerimônia foram entregues os certificados de finalistas do Prêmio de Competitividade para as empresas, o MPE Brasil, que fecha em 2012 o seu 20° ciclo, é considerado o Oscar das empresas brasileiras.
O prêmio é uma realização do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), que busca reconhecer empresas que investem em conceitos e práticas de excelência em gestão, valorizando ideias e difundindo valores, como o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade das empresas em todo o país.
DIVULGAÇÃO RJ
Equipe comemorando a conquista do certificado de finalista do
Prêmio de Competitividade
COMO ACONTECE
Para chegarem à final, as empresas passaram por quatro etapas de avaliação: o processamento e análise dos questionários de autoavaliação; checagem e análise das documentações legais; visita técnica de consultores às empresas com melhor desempenho na primeira etapa; e validação das finalistas por uma banca, que apontou as 19 empresas finalistas.
As candidatas são avaliadas pela qualidade da gestão e a capacidade empreendedora do empresário por meio da utilização do questionário de autoavaliação, com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG). Foi desenvolvida uma metodologia de avaliação das empresas padronizadas nacionalmente para o prêmio, usando critérios internacionalmente reconhecidos.
Das 5.589 empresas inscritas no Rio Grande do Sul em 2012, a empresa santa-cruzense Tecnilange ficou pela quarta vez entre as 19 melhores selecionadas.
APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE
De acordo com o consultor administrativo da Tecnilange, Lucas Lange, a empresa, que já atua há 27 anos, busca cada vez mais consolidar-se como uma excelente fornecedora em usinagem de alta precisão para peças de manutenção no Brasil. A Tecnilange também fabrica e reforma máquinas, atua na área de caldeiraria e na fabricação de peças de reposição. Para isto, investe em equipamentos de alta tecnologia, qualificação constante de sua equipe e busca da melhoria contínua no seu sistema de gestão.
Conforme Lange, depois da primeira participação do prêmio, em 2005, foram analisados os pontos fracos, e estabeleceram-se metas, a fim da empresa ser novamente finalista do prêmio. “Isso representou um novo rumo para a Tecnilange, pois exigiu o
comprometimento de todas as pessoas. E na Tecnilange, todos estão motivados a cada vez mais melhorar os resultados de desempenho”, avalia.
Lucas garante que a Tecnilange, por ser a empresa finalista, não vai parar por aqui. “Vamos fazer de tudo para continuar sempre melhorando e crescendo. Não adiantaria ter os melhores equipamentos se não fosse a vontade da equipe em sempre fazer o melhor e querer crescer junto com a empresa. É por isso, que este prêmio é dedicado a todos que colaboram com a Tecnilange”, comemora.
CONFIRA A LISTA DAS FINALISTAS:
Nome / Município:
Advance Tecnologia Ltda – Taquara
Challenger Brasil Cursos Ltda – Santa Maria
Fibermeyer Ind. e Com. de Artefatos em Fiberglass Ltda – Sapucaia do Sul
Fortus Consultoria Contábil – Porto Alegre
Gilson Luis Cocco – Julio de Castilhos
Guardian Comércio e Serviços Ltda – Caxias do Sul
Hotel Bangalos da Serra Ltda – Gramado
Hotel Pousada Blumenberg Ltda – Canela
Hotel Pousada Casa Tasca Ltda – Bento Gonçalves
Insoft4 Informática Ltda – Sapiranga
J Pedro e Cia Ltda Me – Caxias do Sul
Laboratório Pasteur Ltda – Santa Maria
Pharmoderm Farmácia Dermatológica Ltda – Bagé
Proceconta Consultoria Contábil e Empresarial S/S – Porto Alegre
Sergio Souza Fernandes – Pedras Altas
Technorodas Industrial Agrícola Ltda – Tapera
Tecnilange Usinagem Industrial Ltda – Santa Cruz do Sul
Tecnoambi Consultoria e Eng. Ambiental Ltda – Caxias do Sul
Termobrás Indústria Com Import e Export de Lençóis – Carazinho
EVERSON BOECK
Situada na BR 471, KM 123,4, a Tecnilange se destaca pela quarta vez
no Prêmio de Competitividade