EVERSON BOECK
[email protected]
No domingo, dia 18 de novembro, Vera Cruz teve o 1º Seminário Afro, encerrando a Semana da Consciência Negra de Vera Cruz e Rio Pardo. O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Vera Cruz, foi presidido por Paulo César da Silva, sargento da Brigada Militar e integrante da religião Umbanda.
A festividade, aberta ao público, lotou o espaço e contou com apresentações artísticas, palestras sobre o dia da consciência negra, toques de tambor, cantos, danças de capoeira. Durante o encontro também foram entoados hinos da Umbanda pelos Pais de Santo que representaram a Federação Espírita de Umbanda do Rio Grande do Sul e do Centro Espírita de Umbanda Pai Ogum e Mamãe Oxum de Rio Pardo.
Em seu pronunciamento, Paulo lembrou que alguns municípios gaúchos tornaram a data de 20 de novembro feriado municipal, como a cidade de Pelotas e Porto Alegre. “Ficam aqui registrados por nós os parabéns aos prefeitos e Câmaras de Vereadores destes municípios, que sirvam de exemplo para os demais”, frisa.
Paulo, que é graduado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública, enfatiza que o evento serve para chamar a atenção para a luta dos negros em busca de um espaço na sociedade, principalmente contra o preconceito. O Seminário lembrou, também, da importância da luta de Zumbi dos Palmares contra a escravidão, a favor do culto e da religião.
DIVULGAÇÃO RJ
Mãe Catarina Valdereza da Silva, Elenice Pereira da Silva, Paulo César
da Silva e Pai Vanderlei Soares da Silva