Alyne Motta – [email protected]
Fotos Ricardo Wendland
Na tarde de hoje, 17 de novembro, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Alegria realizou sua apresentação. O representante de Santa Cruz do Sul levou para o tablado do Ginásio Poliesportivo o passado com visão no futuro. O grupo, da 5ª Região Tradicionalista, participou da modalidade de danças Força A.
Entrada: Prece Telúrica
O grupo, que tem como instrutores Marcelo Vasconcelos e Eliçon Rodrigues, buscou mostrar o passado com visão no futuro, ressaltando valores como liberdade, telurismo e amor pela querência. As danças sorteadas foram o Pau de Fitas, Chote Carreirinho e Sarrabalho.
Sarrabalho
Na coreografia de entrada foi apresentada a música “Prece Telúrica”, e procurou alertar o povo gaúcho onde estão as coisas do passado, deixando claro que é preciso resgatar a essência, os valores e aqueles ideais que os antepassados tinham como norteadores.
Chote Carreirinho
Já na saída foi trazida a música “Grito dos Livres”, levando para o tablado os índios, a chegada do povo branco ao Rio Grande do Sul e o gaúcho atual. O grupo buscou narrar a história da formação da população rio-grandense, destacando a importância de trazer o que está dentro de nós.
Pau de Fitas
Saída: Grito dos Livres