Início Geral Na Oktoberfest de 2013 estaremos "Festejando nossas tradições"

Na Oktoberfest de 2013 estaremos "Festejando nossas tradições"

Alyne Motta – [email protected]

Na noite de domingo, 21 de outubro, encerrou-se mais uma edição da Festa da Alegria. A 28ª Oktoberfest e Feirasul reuniu um grande público e ficou marcada por quase todos os dias de sol, show nacionais consagrados, muita gastronomia, bebida, a magia da dança, bandinhas, a riqueza cultural e é claro, a alegria.
Em uma cerimônia no Pavilhão Central, não houve despedida, mas sim, um até logo. Pois, de 9 a 20 de outubro de 2013, haverá uma nova edição da Oktoberfest. O tema da próxima Festa da Alegria, que embora esteja um pouco distante, já foi apresentado: “Festejando nossas tradições”.

Ricardo Wendland

Roberto Gross e Ênio Wermuth apresentaram o tema para 2013

DESPEDIDA
Esta marca ficará na memória de três lindas soberanas: Thainã D’Ávila, Joana Frantz e Rosimere Voos. Para elas, que viveram intensamente a Oktoberfest, muito antes dos 12 dias de festa realmente acontecerem, o que vai ficar no coração são lembranças eternas.
“Hoje o nervosismo vem à tona e o coração bate mais forte. Saio desta festa com a sensação de dever cumprido, pois pudemos transmitir a alegria que tem a Oktoberfest. Foi uma experiência única e ficam somente os melhores sentimentos”, declarou a rainha Thainã D’Ávila.

Ricardo Wendland

Soberanas prestaram uma homenagem a Mariluz Dudar, a esposa do vice-presidente da festa, Roberto Gross

“Torna-se difícil se despedir desta família, que tão bem nos acolheu. Sinto-me extremamente feliz em ter feito parte desta festa”, afirmou a princesa Joana Frantz. “A festa termina hoje, mas as amizades que formamos serão eternas e levaremos para toda vida”, acrescentou a princesa Rosimere Voos.

FESTA DE SUCESSO
Para o presidente desta edição, Ênio Wermuth, a Festa da Alegria foi um verdadeiro sucesso. “A tradição de 27 anos se confirmou nesta 28ª edição. Isso tudo só é possível porque existem diversas pessoas, que são incansáveis na realização da Oktoberfest”, declarou durante a cerimônia de encerramento.
“A festa dá trabalho. E muito. Mas é com muito orgulho que posso dizer que o dever foi cumprido, não por mim, mas por todos os colaboradores”, acrescentou o presidente Ênio Wermuth desejando, um dia, que a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul seja a maior do país.
A importância cultural, econômica e turística foi destacada pelo presidente da Associação das Entidades Empresariais (Assemp) de Santa Cruz do Sul, Fábio Costa de Borba. Nesta edição, mais de 400 mil visitantes estiveram na 28ª Oktoberfest, prestigiando as diversas atividades.

Ricardo Wendland

Para comissão organizadora, festa foi um sucesso

“Nestes 12 dias dormimos pouco, pensamos muito, nos incomodamos bastante, mas todos os problemas foram superados e a Festa transcorreu da melhor forma”, comentou Fábio. Quanto ao público pagante, o presidente da Assemp comentou que deverá haver uma pequena queda em relação a 2012.
Levando o nome de Santa Cruz do Sul para diversos lugares, a Oktoberfest só é sucesso pelo trabalho intenso de colaboradores anônimos. “Tenho certeza absoluta de que todos fizeram o seu dever da melhor forma”, afirmou a prefeita Kelly Moraes, que aproveitou a ocasião para se despedir.
“Foram quatro anos que acompanhei esta maravilhosa festa e espero que a próxima administração dê o apoio necessário que a Oktoberfest necessita, pois é um evento maravilhoso, que o povo tem orgulho”, acrescentou a prefeita, também deixando um até logo.

28ª EDIÇÃO
Em 12 dias de festa foi possível evidenciar a cultura alemã, regalo deixado por aqueles imigrantes, que abandonaram seu país para desbravar novas terras, fincando raízes em Santa Cruz do Sul. Nesse período de mais uma Oktoberfest, o povo pôde observar a alegria da herança germânica.

Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann

Mais de 400 mil visitantes puderam vivenciar a cultura germânica

A comunidade atendeu ao chamado e contribuiu para que a Festa da Alegria fosse um sucesso, chamando a atenção do estado, do território nacional e, mais do que isso, vencesse as fronteiras no Brasil e chegasse aos países vizinhos. O tema “Trabalho, Cooperação e Fé”, mostrou uma Oktoberfest inesquecível para muitos.

Guri de Uruguaiana foi o último show

A tarde quente de domingo, 21 de outubro, não foi páreo para quem prestigiou o show do Guri de Uruguaiana. O humorista Jair Kobe trouxe seu mais famoso personagem para a 28ª Oktoberfest, em uma divertida apresentação, realizada no Ginásio Poliesportivo.
“Quando fui convidado para participar do encerramento desta festa, me senti muito lisonjeado”, brincou o Guri de Uruguaiana durante o espetáculo. Por mais de uma hora, o humorista apresentou seus causos, alguns verdadeiros, outros nem tanto, durante uma hora.

Ricardo Wendland

Soberanas participaram do espetáculo, presenteando com chope, cuca e linguiça

“A Oktoberfest tem este sucesso pelo público que vem prestigiar a festa”, afirmou o humorista, que recebeu chope, cuca e linguiça como presente das soberanas. E como não poderia ser diferente, a música Canto Alegretense ganhou o ritmo de bandinha e tomou conta do espetáculo.

Oktoberfest ao som mineiro do Skank e Jota Quest

Com uma mistura de ritmos, clássicos e sucessos mais recentes, as bandas mineiras, Skank e Jota Quest, se apresentaram na noite da última sexta-feira, 19, para 15 mil pessoas na 28ª Oktoberfest e Feirasul. Eles encerraram a programação de shows nacionais da Festa da Alegria.
As atrações iniciaram com Fernando & Sorocaba e Carlos & Jader, dia 11, e seguiram com Roupa Nova, dia 14, e Thiaguinho, dia 17. “Buscamos mesclar os shows, para atender os mais diferentes públicos. E estamos felizes por ter alcançado 53 mil pessoas com estas atrações”, destaca o diretor de Marketing & Shows, Diego Puntel.

SKANK
O Skank foi a primeira atração a subir ao palco do Campo Municipal, às 23 horas, cumprindo o horário marcado. A experiência da carreira consolidada no cenário nacional ficou evidente na apresentação do Skank. O rock do grupo fez um giro por hits que marcaram a carreira, além de sucessos mais recentes.
No repertório, canções como “Vou Deixar”, “Simplesmente”, “Três Lados”, “Ainda Gosto Dela”, “É Proibido Fumar” e “Resposta”. A noite de clima agradável contribuiu para o sucesso do espetáculo.

Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann

Skank foi o primeiro grupo a subir no palco

JOTA QUEST
A Festa da Alegria vibrou ainda mais quando a também mineira Jota Quest entrou no palco. A energia da banda contagiou o público presente, que pulou e cantou junto com os músicos sucessos como “Planeta Dos Macacos”, “Além Do Horizonte”, “Do Seu Lado” e “É Preciso Falar (A Próxima Parada)”.
Após cerca de três horas e meia, desde o início do primeiro show, Rogério Flausino, Paulinho Fonseca, PJ, Marco Túlio Lara e Márcio Buzelin se despediram de Santa Cruz do Sul sob calorosos aplausos.

Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann

Público permaneceu até o fim do show do Jota Quest

Festa também contou com cerimônia religiosa

Na noite da última quinta-feira, 18, ocorreu o Culto Ecumênico, que reuniu centenas de pessoas no Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest, dentro da programação cultural da 28ª Oktoberfest e Feirasul. A celebração foi conduzida pelos pastores Edemar Fuhrmann e Marcio Trentini e pelo padre Dario Backes.

Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann

Culto Ecumênico foi realizado na noite do dia 18 de outubro

“A celebração foi emocionante e evidenciou o tema da nossa festa, que fala de trabalho, cooperação e fé”, destacou o presidente da Festa da Alegria, Ênio Ernesto Wermuth. O culto ecumênico contou com a presença da banda Trachtenkapelle Friesenhofen, vinda da Alemanha, e o Coral de Vale do Sol.