Alyne Motta – [email protected]
Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann
Música, dança, gastronomia, desfile temático e show com Guri de Uruguaiana são os destaques do final de semana
“Ai, ai, ai, está chegando a hora”, no ritmo desta marchinha de carnaval que falamos de Oktoberfest. A Festa da Alegria encerra suas atividades na noite de amanhã, 21 de outubro, com uma solenidade realizada no Pavilhão Central, e a presença de autoridades e convidados.
Mas enquanto a noite de domingo não chega, as atrações continuam na 28ª Oktoberfest, que transforma Santa Cruz do Sul numa cidade ainda mais germânica. Hoje, 20 de outubro, o Parque da Oktoberfest (Galvão Costa, 755) recebe diversas apresentações de dança e música, sem falar na deliciosa gastronomia.
Rolf Steinhaus
Desfile temático acontece na manhã de domingo
Domingo, as atividades iniciam às 10h30, com o Desfile Temático na rua Marechal Floriano, seguindo até o Parque da Oktoberfest. Com o tema “Trabalho, Cooperação e Fé”, traz onze carros alegóricos, bandinhas, dança e alegria, sem falar no grande público que prestigia as atrações.
Espaço Cultural recebe exposição
Com o tema desta edição, artistas plásticos locais produziram 10 telas, expostas no Espaço Cultural, área localizada à esquerda do Pórtico do Parque da Oktoberfest. Além das telas, peças em Pintura Bauernmalerei, a chamada pintura camponesa, com criação da professora Tina Kliemann, também estão à mostra.
“Ficamos muito contentes com o número de artistas participantes”, comemora uma das coordenadoras de Cultura da Festa da Alegria, Marlene Brum. Os trabalhos estão à venda e seguem expostos até o final da festa, dia 21. Quem quiser, pode dar uma conferida lá.
Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann
Quadros sobre o tema encontram-se à venda
As obras, são de autoria dos santa-cruzenses Regina Marguerita da Luz Silveira, Eli Gründling Lawisch, Elusa Borowski Morsch, Traudi Meurer, Ilse O’Meagher, Carlos Bender Azambuja, Silvane Dal Forno, Juliane Mai, Miria Schneider e da candelariense Lisete Gewer.
Gastronomia presente na Festa da Alegria
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está presente da 28ª Oktoberfest, trazendo a tradicional Escola de Gastronomia. Como sempre, a fazer pratos da culinária germânica, apresentados, um a um, por professores e chefes de cozinha renomados.
Este ano não foi diferente. A professora Gilda Rauber ensinou doces deliciosos, o professor André Damin trouxe truques e dicas preciosas e os chefes Bryan Chaplin, Charlie Colonetti e Mamadou Abdoul Sène trouxeram suas experiências nacionais e internacionais.
Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann
Pratos germânicos são produzidos na Escola de Gastronomia
Junto ao evento, os consultores Sadi Homrich e Aline Bernd harmonizaram os pratos produzidos com cervejas, mostrando a integração da bebida típica alemã com a gastronomia trazida pelos imigrantes. As aulas acontecem diariamente no Espaço Cultural, às 14h, 16h e 19h.
Concurso de desenhos e histórias tem vencedores
A Diretoria de Cultura e Folclore da 28ª Oktoberfest e Feirasul premiou, na última terça-feira, 16, os vencedores do Concurso de Desenhos e de Histórias baseados no tema da festa deste ano. “Recebemos lindos trabalhos e escolher os melhores foi uma tarefa muito difícil”, ressalta a diretora da área, Maria Luiza Rauber Schuster.
Os autores da melhores histórias receberam um MP4 e um livro. Já para os melhores desenhos participantes, os vencedores da Pré-Escola e 1º e 2º anos receberam um kit pedagógico com jogo e livro, e os estudantes do 3º e 4º ano, um MP4 e um livro.
Assessoria Oktoberfest/Rodrigo Assmann
Vencedores do concurso foram premiados
As escolas municipais e estaduais que ficaram em primeiro lugar receberam um vale-compras da Associação de Fumicultores do Brasil (Afubra) no valor de R$ 300,00. Já os 2º e 3º lugares receberam ingressos para a festa e para brincar no Parque de Diversões.
Com ousadia e alegria, Thiaguinho lotou o Poliesportivo
Na noite de quarta-feira, 17 de outubro, o ginásio Poliesportivo veio abaixo com o pagode de Thiaguinho. Com a presença de 8 mil pessoas, o músico, agora em carreira solo, cantou sucessos e apresentou seu novo álbum: Ousadia e Alegria, lançado em junho deste ano.
O título é o lema do músico. “A ousadia sempre fez parte da minha vida. E é graças a ela, que hoje sou reconhecido e estou aqui”, declarou Thiaguinho durante a entrevista coletiva, concedida na tarde de quarta. “Já a alegria é meu marco, sempre junto comigo aonde eu vou”, acrescentou o músico.
Feliz com tudo que tem acontecido, Thiaguinho declara seu sucesso um resultado de muito trabalho. Colhendo os frutos que plantou recentemente, já está compondo músicas. “A cabeça não para. Ainda é muito cedo pra pensar em algo novo. Talvez ano que vem”, comentou.
Rolf Steinhaus
Thiaguinho cantou sucessos e composições do seu primeiro álbum solo
Concorrendo ao Grammy Latino como um dos melhores discos de samba, afirma que não é o principal alvo da carreira, mas é resultado de um reconhecimento. “Tudo que se faz com verdade, volta”, declarou o músico, que se considera um pagodeiro mais sertanejo do país.
Por volta das 23h30, Thiaguinho começou seu show. No repertório, canções como Tá vendo aquela lua, Valeu, Sou o cara pra você, Ainda bem, O poder do Pretinho, Ousadia e Alegria, entre outras. No final do show, a provocação da plateia foi com os hinos do Internacional e do Grêmio.
Desfile noturno leva luz às ruas
Os tradicionais desfiles temáticos da Festa da Alegria apresentaram uma novidade em 2012. A 28ª Oktoberfest e Feirasul – que iniciaram no dia 10 e se estendem até amanhã, 21 – realizaram o primeiro Desfile Temático Noturno da história da festa, na noite da última quarta-feira, 17.
Rolf Steinhaus
Bicicleta Zig Zag Zug ganhou luzes para o desfile
Cerca de 15 mil pessoas lotaram as calçadas da Marechal Floriano para acompanhar a parada, com 11 alegorias e mais de 1,8 mil figurantes. “O desfile foi um sucesso pleno. O efeito noturno deixou tudo ainda mais lindo. Estamos muito satisfeitos”, destacou a diretora de Cultura da Oktoberfest, Maria Luiza Schuster.
Todas as alegorias receberam iluminação e voltaram às ruas para encantar o público que prestigiou a ação em ritmo de Festa da Alegria. A atração trouxe como novidade a lata elétrica da Brahma – espécie de trio elétrico em formato de lata gigante – que circula pelo Parque da Oktoberfest até este domingo.
Alyne Motta
Com jogos de luzes, carros foram o destaque da noite
A rainha Thainã D’Ávila e suas princesas Joana Frantz e Rosimere Voos, bem como os bonecos, Fritz, Frida, Max e Milli, abrilhantaram o desfile. Destaque também para os diversos grupos de danças típicas, para o Bierwagen (carro do chope) e para a bicicleta coletiva Zig Zag Zug, iluminados especialmente para a ocasião.