Início Geral Projeto Despertar realiza oficina que contempla mães agricultoras e alunos

Projeto Despertar realiza oficina que contempla mães agricultoras e alunos

Lançado oficialmente no dia 1º de novembro de 2011, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Blész, em Vera Cruz, o Projeto Despertar já conta com 10 oficinas nas áreas de esporte, artes e cultura, acompanhamento escolar, inclusão digital e meio ambiente. As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, em turno inverso ao escolar, prioritariamente à tarde, o que possibilita a permanência do aluno durante todo o dia dentro do estabelecimento de ensino. Na última terça-feira, o projeto recebeu um curso sobre aproveitamento de produtos da horta, que reuniu 20 pessoas entre alunos, mães agricultoras, coordenação, monitores e merendeiras da escola.
Na cozinha do educandário, a nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Santa Maria, Fernanda Fratton, deu dicas de aproveitamento de produtos da horta, de higiene dos alimentos, alimentação saudável, além de ensinar novas receitas. Na ocasião, a nutricionista fez uma torta de cachorro quente, utilizando ingredientes que habitualmente as cozinheiras jogam fora, como as folhas de beterraba. Fernanda também fez um suco com produtos da horta, utilizando maracujá e folhas de couve. “Tudo muito natural, nutritivo e que pode ser produzido na horta de casa”, argumenta a nutricionista.

Sandro Viana/Divulgação

Fernanda Fratton ministrou oficina em Vera Cruz

A aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, Brenda Monique Fischborn, 11 anos, logo se inscreveu na oficina assim que soube da sua realização e ainda colocou o nome da mãe, Liane França Fischborn, 35. “Eu já participo da Oficina de Dança e achei legal poder trazer a minha mãe para ver como funciona e aprender coisas novas”, argumenta Brenda. A aluna está muito contente com as oficinas e as apresentações que vem realizando no município e até fora dele.
“Ela é muito interessada e, se pudesse, participaria de mais oficinas, mas ela já tem outros estudos nas demais tardes da semana”, explica a mãe. Liane é casada com Émerson Leandro Fischborn, 38 anos, com quem tem mais uma filha, Evelin, 6, que também estuda na escola, cursando o 1º ano. “A Evelin ainda não pode participar das oficinas, mas sempre que a irmã chega em casa, ela quer aprender os passos novos”. Na propriedade próxima à escola, a família planta o tabaco, sendo produtores integrados da Alliance One.

Sandro Viana/Divulgação

Filha e mãe participaram da atividade

DESPERTAR
O Projeto Despertar é uma das iniciativas da Alliance One (dentro do seu Programa de Responsabilidade Social Braços Abertos), em parceria com a Fundação Altadis, pertencente ao grupo Imperial Tobacco, com o apoio da Prefeitura de Vera Cruz e do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da EMEF Jacob Blész. As ações também fazem parte do Programa Crescer Legal, liderado pelo Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), que mobiliza todo o setor fumageiro no combate ao trabalho de crianças e adolescentes nas lavouras de tabaco.
Atualmente 10 oficinas estão em funcionamento – Música, Teatro, Artesanato, Dança, Acompanhamento Escolar (história, geografia, matemática e língua portuguesa), Esporte (futebol, voleibol, basquete e handebol), Jogos de Mesa, Atletismo, Educação Ambiental (hortas e flores) e Informática -, envolvendo 90 alunos do 6º ao 8º ano. Todas as ações são acompanhadas e avaliadas periodicamente. A coordenadora do projeto na escola, Carina Wild, salienta que as oficinas de música, dança e, principalmente teatro, vêm sendo solicitadas constantemente para apresentações, o que é um grande incentivo para os alunos. “E as iniciativas que reúnem alunos e pais são muito positivas”, destaca.