Início Geral Santa Cruz formará 31 novos soldados bombeiros

Santa Cruz formará 31 novos soldados bombeiros

Alyne Motta – [email protected]

Na manhã de terça-feira, 18 de setembro, na sala 101 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), ocorreu a aula inaugural do Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar, que será realizado em Santa Cruz do Sul, junto ao 6º Comando Regional de Bombeiros (CRB).
Devido à grande demanda de inscritos para o curso junto à Escola de Bombeiros (EsBo) de Porto Alegre (mais de 600), foram criados novos polos de ensino, sendo o 6º CRB um deles, no qual recebe 31 alunos que, ao fim do curso, serão Soldado de 1ª Classe QPM-2.

Divulgação/Corpo de Bombeiros

Alunos se formam bombeiros em abril de 2013

As aulas iniciaram na segunda-feira, 17 de setembro, e seguem até 21 de abril de 2013, quando ocorre a formatura dos 624 bombeiros em todo o Rio Grande do Sul. A data, feriado de Tiradentes, foi escolhida pelo líder da Inconfidência Mineira ser o patrono das Polícias Militares no Brasil.

QUALIDADE NO INTERIOR
Para o Major Luís Marcelo Gonçalves Maya, comandante do 6º CRB, é uma grande honra para Santa Cruz do Sul e região, tornarem-se polo de ensino, pois mostra a qualidade e estrutura existente no CRB. Da mesma forma, ele ressalta que esta foi a maior inclusão no Corpo de Bombeiros dos últimos tempos.

Alyne Motta

Aula inaugural contou com a presença de autoridades, convidados e alunos

“Possuímos uma defasagem no efetivo que, em alguns casos, compromete um pouco nossa atividade. Estaremos formando novos bombeiros e espero que alguns permaneçam no Vale do Rio Pardo”, afirmou o Major Maya. Conforme ele, até o fim do curso será decidido quantos vão permanecer no município.
O Major ainda ressalta que há uma projeção de que o polo de Santa Cruz do Sul seja um dos melhores no interior do estado, que conta com 15. “As inscrições para cá se encerraram logo. Aqui temos uma parte dos melhores classificados no teste intelectual”, acrescentou o comandante do CRB.

Alyne Motta

Major Maya: “Estamos com uma parte dos melhores classificados”

Dos 31 futuros bombeiros, apenas dois são de Santa Cruz do Sul. Os demais vieram das diversas regiões do estado. Os estudantes estão alojados no Ginásio Poliesportivo e têm aulas durante 10 horas por dia. O curso tem uma carga horária total de 1300 horas/aula.