Início Geral Buscas a Paulo Pinto ainda continuam

Buscas a Paulo Pinto ainda continuam

Alyne Motta – [email protected]

Na manhã de ontem, 12 de setembro, antes das 8h, as buscas pelo tradicionalista Paulo Pinto foram retomadas nas águas pelo Corpo de Bombeiros de Santa Cruz do Sul e pelo Grupo de Busca e Salvamento, de Porto Alegre. Com a baixa do nível das águas, a possibilidade de encontrar a vítima é maior.

Rolf Steinhaus

Companheiros de Paulo contavam às equipes de mergulho como ocorreu o incidente

Botes e balsas estão sendo usados pelas equipes nas buscas pelo tradicionalista. Outro grupo está verificando as margens do rio, uma vez que Paulo pode estar preso em galhos. A existência de muitas pedras e a forte correnteza dificultam o acesso. As buscas devem continuar até encontrar a vítima.

Rolf Steinhaus

Botes foram usados para procurar a vítima nas águas do Rio Pardinho

QUEM FOI?
Paulo é um dos fundadores do grupo Cavaleiros da Integração, e caiu nas águas do Rio Pardinho quando tentava fazer a travessia numa ponte, parcialmente coberta pelas águas, em Alto Sinimbu. Junto com outros 17 cavaleiros, traziam a centelha oficial da Chama Crioula, buscada em Venâncio Aires.

Rolf Steinhaus

Paulo Pinto ajudou a fundar o grupo que busca, anualmente, a Chama Crioula

O grupo saiu da Capital do Chimarrão na manhã de domingo e optou por fazer outro caminho, deixando centelhas em diversos locais. Na tarde de segunda-feira, decidiram pernoitar no Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Tropeiro Velho, em Alto Sinimbu, e seguir viagem na manhã de terça-feira, 11.
Segundo o coordenador do grupo, Paulo José da Rocha Machado, Paulo foi um dos primeiros a atravessar a ponte. “Eu ouvi quando os colegas começaram a gritar que o cavalo dele estava escorregando na ponte. Quando olhei pra trás ele já estava sendo levado pela correnteza”, conta Machado.

FESTEJOS FARROUPILHAS
Os Cavaleiros da Integração permanecem em vigília no CTG Tropeiro Velho e declararam que só sairão do local quando encontrarem o tradicionalista. “Não vamos deixar nosso companheiro para trás”, declarou Paulo Machado. O cavalo da vítima foi carregado por outros integrantes do grupo.
Segundo a Associação Tradicionalista Santa-Cruzense, a programação dos Festejos Farroupilhas deve ocorrer com algumas alterações. Uma centelha deve ser trazida pelo Corpo de Bombeiros para a solenidade de abertura. “A chama crioula só sai daqui a hora que encontrarmos o nosso companheiro”, finalizou Paulo Machado.