Início Geral Santa Cruz se mobiliza no 4° Desafio Voluntário

Santa Cruz se mobiliza no 4° Desafio Voluntário

EVERSON BOECK
[email protected]

Em comemoração ao Dia Nacional do Voluntário – 28 de agosto – a Parceiros Voluntários (PV) Vale do Taquari e Rio Pardo realizou nos dias 27, 28 e 29 de agosto em Santa Cruz do Sul e região o 4° Desafio Voluntário. O objetivo da iniciativa é disseminar as boas ações que acontecem através destas atividades, possibilitando assim, que outras pessoas possam se inspirar a praticar a solidariedade.
Segundo a coordenadora da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Santa Cruz, Alice Kwiatkowski, além de inspirar e estimular as pessoas que nunca deram o primeiro passo no que se refere ao exercício da Cidadania, este é um momento onde toda a comunidade pode abraçar a ideia de que, incluindo a vida do outro em seu próprio projeto de vida, estará contribuindo para uma sociedade melhor.
Na coordenação da UPV local foram inscritas 18 ações para o município, que envolveram empresas, instituições, grupos e pessoas. “Nestes três dias, além de comemorar a data, quisemos mostrar a importância do voluntariado para o coletivo, como forma de contribuirmos com a sociedade onde vivemos”, avalia Alice.
Entre as atividades realizadas em Santa Cruz do Sul e região aconteceram reformas, manutenções, recreação, doação de sangue, doação de alimentos, oficinas, ações no Asilo Municipal, palestras educativas, momentos de reflexão, dança, workshop, entre outras, beneficiando mais de 10 entidades e aproximadamente 2,5 mil pessoas diretamente.  “Conseguimos, neste ano, o envolvimento de escolas, organizações, empresas e pessoas da comunidade que fizeram a sua inscrição. O número de todos os envolvidos será divulgado após o fechamento da edição”, frisa a coordenadora da UPV Santa Cruz.
Conforme Alice, o público beneficiado são as pessoas atendidas nas organizações e que recebem as atividades propostas, sendo crianças e adolescentes dos projetos sociais, idosos da ASAN (através de recreação e oficinas), crianças do abrigo, escolas (reformas e oficinas), crianças da creche, pacientes do hospital (através da doação de sangue), comunidade em geral (através de palestras). “Mas, também, há o público beneficiado indiretamente, que são as famílias destas pessoas, a comunidade para onde elas retornam, os amigos, os colegas”, ilustra.
Nesta edição, o Desafio Voluntário contou com a atuação de uma Organização da Sociedade Civil (OSC). “Ela não apenas foi beneficiada por ações, mas também foi um agente transformador, pois os funcionários da AAPOT reuniram-se e junto com amigos beneficiaram o Hemovida, através de doações de sangue”, destaca Alice.

ROLF STEINHAUS

Ação no Colégio Luiz Dourado foi realizada pelo Instituto Pioneer Semear
Amigos


Refletir sobre cidadania e meio ambiente, esclarecendo e incentivando a
coleta seletiva do lixo no ambiente escolar e nas residências foi uma das
atividades desenvolvidas com alunos do Colégio Luiz Dourado