Início Geral Nem a chuva atrapalha a Feira, porque Ler Aproxima

Nem a chuva atrapalha a Feira, porque Ler Aproxima

Alyne Motta – [email protected]

Martina Scherer

Livros, leituras e viagens na Praça

O frio que chegava de mansinho e a chuva fina que caía na manhã do sábado, 25 de agosto, não tiraram o brilho da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. A 25ª edição, que iniciava naquele dia, pretende ser de novidades e muita reflexão, afinal, não é todo dia que se comemora o Jubileu de Prata.
O palco montado na Praça Getúlio Vargas abrigou imprensa, convidados e autoridades. Para animar a manhã, o Coral Maturidade Ativa, do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, e a Banda Marcial do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Santa Cruz do Sul entoaram canções.
Se, conforme o tema deste ano, Ler Aproxima, a manhã chuvosa não seria páreo para quem quer estar próximo dos livros, segundo a gerente do Sesc de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira. “É gratificante ver tudo pronto, um evento que reúne maturidade, qualidade e chama a atenção para a literatura”, declarou.

Ricardo Wendland

Roberta Pereira: “Podemos alçar voos ainda mais altos”

“São 25 anos de Feira. A cada ano acreditamos mais que a literatura tem o poder de nos deixar próximos de autores geniais, a navegar por suas histórias e ir até lugares distintos e culturas diversas”, explicou Roberta sobre a escolha do tema. “Temos certeza que podemos alçar voos ainda mais altos”, acrescentou.

Jubileu de Prata
Para o gerente de cultura do Sesc do Rio Grande do Sul, Silvio Alves Bento, a Feira do Livro de Santa Cruz do Sul deixou de ser mais uma atividade para tornar-se uma proposta cultural ao município. “Com 25 anos de existência, só deu certo porque foi construído a muitas mãos”, comentou.
Mais que aproximar, a Feira ajuda a pensar que todos podem ser escritores. “Quem chega aqui se encanta, e fica estimulado a ler, a criar”, declarou a professora Ana Luisa Teixeira de Menezes, pró-reitora de Extensão e Relações Comunitárias da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Ricardo Wendland

Feira do Livro é realizada a muitas mãos

Nesses 25 anos de existência, foram mais leitores conquistados, mais livros lidos, mais visitantes e histórias. “Uma cidade aberta para os livros é aberta à liberdade”, afirmou a secretária municipal de Educação, Ana Aranda. “Aqui é o momento de viver todos os sonhos, aventuras e experiências” acrescentou.

Homenagem

Tradicional na abertura da Feira do Livro, o escritor homenageado receber honras. Este ano não foi diferente. A escritora Valesca de Assis, que em 2000 foi patrona da Feira do Livro, estava presente. Autora de A Valsa da Medusa, sente-se feliz em voltar a sua terra.
“Retornar à aldeia que nasci, e ser reconhecida por mérito pessoal é muito comovente. Mais ainda é ver como a Feira cresceu, ganhou proporções maravilhosas, e que tudo isso é resultado da união de forças”, afirmou Valesca de Assis, que integra a programação e interage com o público.

Ricardo Wendland

Valesca de Assis (de verde) recebeu homenagens na manhã do sábado

Números
Na manhã de ontem, 27 de agosto, foi divulgado o primeiro balanço da 25ª Feira do Livro. Nos dois dias, 3,1 mil pessoas circularam pela Praça Getúlio Vargas, onde foram vendidos 3.191 livros, conforme os livreiros. A Feira segue até o dia 2 de setembro e é organizada pelo Sesc, Unisc e Prefeitura de Santa Cruz do Sul.

Martina Scherer

Em dois dias, mais de 3 mil livros foram vendidos

Nem te conto

Uma Santa Cruz do Sul vista de uma forma diferente. Este era o desafio para 30 escritores, de longa data ou debutando nesta arte. O resultado não poderia ser outro: um sucesso. Realizada por Romar Behling e Rudinei Kopp, a coletânea Nem te conto foi lançada na tarde de sábado, 25 de agosto.
Os trinta textos de ficção contemplam uma proposta ousada que teve início este ano. A ideia central foi utilizar a história de Santa Cruz do Sul como elemento literário, fazendo com que o aspecto urbano torne-se o cenário principal da obra. Trata-se de um resgate da memória e de aspectos pitorescos.

Divulgação/RJ

Obra reúne 30 contos relacionados a Santa Cruz do Sul

Na tarde de lançamento, 28 dos 30 autores estiveram presentes. Mais que autografar as obras, puderam se apresentar e relatar suas experiências ao escreverem os contos. O livro, com 184 páginas, pode ser encontrado nos livreiros e na Livraria e Cafeteria Iluminura, ao valor de R$ 25.

O que rola na Feira?

Terça-Feira, 28 de agosto
9h – Animador Cultural
9h30 – Encontro com a escritora Valquiria Ayres – Local: Palco da Praça Getúlio Vargas (público-alvo: infantil até 5º ano)
10h30 – Hora do Conto (Contação de histórias) – Local: Palco da Praça Getúlio Vargas
14h – Animador Cultural
14h30 – Encontro com a escritora Valquiria Ayres – Local: Praça Getúlio Vargas (público-alvo: infantil até 5º ano)
15h – Bate-papo com o cartunista Adão Iturrusgarai – Local: Livraria e Cafeteria Iluminura
15h30 – Hora do Conto (Contação de histórias) – Local: Palco da Praça Getúlio Vargas
19h30 – Atividades do Curso de Letras e do Mestrado em Letras da UNISC– Local: Palco da Praça
19h30 – Projeto Encontros com o Professor com Ruy Carlos Ostermann e o cartunista Adão Iturrusgaray – Local: Auditório do Colégio Marista São Luis – Inscrições no SESC

Quarta-Feira, 29 de agosto
9h – Animador Cultural
9h – Encontro com a escritora Gládis Barcellos – Local: Praça Getúlio Vargas (público-alvo: infantil até 5º ano)
9h – Painel sobre Roteiro/Roteirização com o cartunista Adão Iturrusgarai. Programação dos 10 anos do Curso de Produção em Mídia Audiovisual – Local: Sala 101/UNISC
10h – Visita do Patrono Antonio Skármeta à Feira do Livro – Homenagem no Palco da Praça
14h – Animador Cultural
14h30 – Encontro com a escritora Gládis Barcellos – Local: Praça Getúlio Vargas (público-alvo: infantil até 5º ano)
15h30 – Hora do Conto (Contação de histórias) – Local: Palco da Praça Getúlio Vargas
15h30 – Encontro com a escritora homenageada Valesca de Assis e re-lançamento do livro “A colheita dos dias” – Local: Teatro Espaço Camarim (Rua Marechal Floriano, 332)
16h – Painel “Ficção Científica e Leitura”, com Attico Chassot, professor universitário e autor de obras de divulgação científica; Elenor Schneider, professor do Departamento de Letras da UNISC; Márcia Kniphoff da Cruz, professora do Departamento de Informática da UNISC; Wolmar Alipio Severo Filho, professor do Departamento de Química e Física da UNISC; Rudinei Kopp, professor do Curso de Comunicação da UNISC; Rafael Lovato, escritor de ficção científica; Cassionei Petry, professor de Literatura, escritor e articulista de literatura; Luis Fernando Ferreira, repórter, escritor e articulista de literatura, e Rafael Amorim, ilustrador, desenhista e roteirista de quadrinhos. – Local: Palco da Praça
19h30 – Encontro com o Patrono Antonio Skármeta, com a presença do Secretário de Estado da Cultura escritor Luiz Antônio de Assis Brasil – Local: Auditório Central UNISC – Inscrições no SESC.