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Dia do Bancário: um estimulador da economia

EVERSON BOECK
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Nos últimos anos a crescente concorrência e desenvolvimento tecnológico vêm estimulando o estreitamento no relacionamento entre instituição e cliente. Neste processo o bancário é peça fundamental, pois é através deles que estas organizações buscam sua fidelidade e consequente rentabilidade a partir de uma série de negociações com os clientes ao longo do tempo.
Comemorado hoje, dia 28 de agosto, o Dia do Bancário, este profissional possui várias funções e todas elas consistem em lidar com todo o tipo de prestação de serviços relacionados com a gestão do dinheiro dos clientes.
Para ser bancário, o primeiro requisito é ter apurado sentido de responsabilidade e honestidade, assim como gostar de lidar com números e, ao mesmo tempo, com pessoas. Como é a “primeira imagem” de um banco, ser disponível, simpático e atento, são algumas qualidades bastante valorizadas neste profissional.

DIVULGAÇÃO RJ

Bancário: sinônimo de responsabilidade

DEPOIMENTOS

Fiz concurso público para o Banco do Brasil em 2008 mais para testar meus conhecimentos e me preparar melhor para um próximo, porém, para minha surpresa, no primeiro já fui classificada. Tenho 28 anos e sou formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Univates. Por isso, muitas pessoas me perguntam por que atuo em uma área diferente da que me formei. A questão é que o Banco do Brasil cada vez mais abre espaços para que o funcionário trabalhe essa diversificação, ou seja, hoje não é mais só ficar sentado atrás de uma mesa fazendo cálculos, ao contrário, você tem que interagir, saber se comunicar, ser criativo.
Estou a poucos anos na carreira e já percebo que as possibilidades de crescimento são muitas. Comecei escrituraria na Pessoa Jurídica e hoje trabalho como assistente no atendimento a Pessoa Física no Espaço Estilo. A partir do momento que você executa com dedicação seu trabalho, é reconhecido, você pode ser promovido para vários setores dentro da instituição, como está sendo meu caso. Isso, no futuro, pode resultar na conquista de uma gerência, mas antes é preciso muita experiência.
O bancário, atualmente, é visto como um consultor e o diferencial do profissional é justamente este: saber orientar o cliente, identificar suas necessidades e indicar o melhor produto. Tem que ser bom para ambos e depois que você estabelece essa relação, você consegue fidelizar este cliente.
Andréia Beuren

1987 foi decisivo na minha vida. Neste mesmo ano eu concluí meu curso de Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul, neste mesmo ano eu casei e, também neste ano, fiz concurso público para bancária e fui aprovada. Tenho 46 anos e 25 de carreira, sem contar que quando fiz concurso eu já trabalhava em uma instituição bancária.
Em relação à profissão, pode-se dizer que hoje a tecnologia é uma grande facilitadora. Há mais de 20 anos atrás praticamente tudo era feito manualmente. Ao mesmo tempo em que você tem aquela pressão do dia-a-dia, tem que ficar correndo atrás de metas (o que é normal), você pode se especializar para crescer na área. Assim como minha colega Andréia, comecei em um cargo mais simples e fui crescendo, porém, eu demorei mais porque era outra época, mas por opção também. Hoje sou Gerente de Relacionamento Pessoa Jurídica. A dica que eu dou para quem quer crescer na carreira é que procure se preparar antes das oportunidades surgirem.
Estou próxima de me aposentar e posso dizer que sou uma pessoa realizada. Gosto do que faço, adoro me relacionar com os clientes, aliás, isto é o melhor de tudo. Também cabe salientar que o ambiente onde você trabalha influencia muito, e o ambiente do Banco do Brasil, com todos os colegas é excelente. Não tem nada melhor do que trabalhar em lugar agradável e gostando do que se faz.
Fabíola Shilling Panizzutti

EVERSON BOECK

Fabíola e Andreia, funcionárias da agência do Banco do Brasil Centro

Ser bancário hoje exige cada vez mais do profissional. É necessário estar sempre atualizado em relação ao mercado, economia e política para ter condições de oferecer sempre o melhor produto para o cliente. O diferencial do bancário é se antecipar às necessidades e desejos dos clientes.
Comecei minha carreira como bancário em 1989 na agência do Banco do Brasil de Rio Pardo. Aos 41 anos de idade, atuando no cargo de gerente de relacionamento Pessoa Física, faço Ciências da Computação na Universidade de Santa Cruz (Unisc). Com todos estes anos de experiência, sem dúvida posso dizer que a perspectiva na carreira para o futuro é muito boa. O Banco do Brasil cada vez mais valoriza o profissional competente e com boa formação.
O que considero mais gratificante na minha profissão hoje é o serviço de consultoria financeira que o bancário presta. É maravilhoso intermediar a realização de sonhos e desejos das pessoas, seja através de um empréstimo para aquisição da casa própria ou automóvel, ou dando dicas de investimento e aplicações financeiras, por exemplo.
Rogério de Bastos Barreto

OTAVIO LIMA

Rogério de Bastos Barreto, do Banco do Brasil – Ag. Afubra