Início Geral Londres: Fabiano Peçanha busca final histórica

Londres: Fabiano Peçanha busca final histórica

Único representante gaúcho na modalidade de atletismo na equipe brasileira, o santa-cruzense Fabiano Peçanha tenta fazer história nesta terça-feira, às 15h55, na semifinal dos 800m rasos dos Jogos Olímpicos de 2012, no Estádio Olímpico em Londres. Nesta segunda-feira, ele alcançou a vaga entre os 24 melhores na modalidade, na primeira série, com o tempo de 1min46seg29. Agora, ele se foca numa estratégia que o coloque na inédita final olímpica.
“Vou precisar estar num grande dia amanhã”, disse, após conquistar a vaga na semifinal. A estratégia de Fabiano será a de não puxar o pelotão, ao contrário do que fez na eliminatória desta segunda-feira. Como vai concorrer com adversários muito fortes, ele vai tentar se manter no pelotão, para no sprint final buscar a vaga na inédita final olímpica.
Peçanha disputa a primeira série semifinal e terá adversários muito fortes pela frente (veja a lista dos adversários e seus tempos na eliminatória). Ele salienta que passar para a final entre os oito melhores é difícil, mas não impossível. “Preciso fazer a melhor marca da minha carreira. Superar caras com o tempo de 1min41, por exemplo, e não será fácil, mas é o próximo desafio que terei pela frente”, destaca.
 

Alaor Filho/AGIF/COB


Fabiano liderou até os 700 metros da prova desta segunda-feira em Londres, mas segundo lugar o coloca na semifinal

 

 

 

 

Um dos fatores que deixa Peçanha mais confiante é o fato dos tempos serem parecidos com os seus. “Isso me deixa muito confiante de que eu possa fazer o meu melhor, me superar e conseguir a vaga na final, o que seria uma grande conquista para mim”, destaca Fabiano.

Prova

Na prova desta segunda-feira, Peçanha correu a primeira bateria das eliminatórias e esteve à frente do pelotão nos 700 metros iniciais, só perdendo a liderança na parte final para Nijel Amos, de Botsuana. Como chegou em segundo, avançou diretamente de fase, diferente da Olimpíada de Pequim, quando se classificou para a semifinal por tempo.
Classificado para sua segunda semifinal olímpica, Peçanha exaltou a sua estratégia. “Queria fazer uma boa chegada, só que não poderia ser tão lento, senão todos eles acabam tendo uma boa chegada. A parcial foi boa, superei atletas com marcas melhores que a minha, eu tinha apenas o quinto tempo da eliminatória. O grande passo foi dado. Já estou entre os 24, vamos agora pensar na grande final”, garantiu.
O atleta vai atrás do melhor resultado da sua carreira. Ele foi às semifinais dos Mundiais de Osaka/2007 e Berlim/2009, dos mundiais indoor de Budapeste/2003, Valencia/2008 e Doha/2010 e a esta etapa também nos Jogos de Pequim/2008, mas sempre ficou entre a quinta e a oitava posição na semifinal. Para ir à final olímpica, vai ter que ficar entre os três melhores da sua eliminatória nesta terça-feira, às 15h55.
 

A série de Fabiano

Atleta/tempo na eliminatória

Fabiano Peçanha (Brasil) – 1min46seg29
Sajad Moradi (Irã) – 1min48seg23
Abubaker Kaki (Sudão) – 1min45seg51
Adam Kszczot (Polônia) – 1min45seg99
Anthony Chemut (Quênia) – 1min47seg42
Nijel Amos (Botsuana) – 1min45seg90
Robert Lathowers (Holanda) – 1min46seg06
Luís Alberto Marco (Espanha) – 1min46seg86