Prestes a completar duas semanas em solo londrino e completamente adaptado à rotina da cidade que abriga os Jogos Olímpicos 2012, Fabiano Peçanha faz os últimos trabalhos fortes visando a preparação para a sua prova. A primeira ocorre na próxima segunda-feira, às 6h50, no Estádio Olímpico. Caso se classifique, a semifinal ocorre no dia 7, às 15h55, enquanto que a final dos 800m ocorre no dia 9, às 16h.
Fabiano recebeu um reforço de peso para estes últimos dias de preparação. O pai e técnico Jorge Peçanha chegou a Londres na terça-feira e vai acompanhar de perto as últimas sessões de trabalho do atleta, como técnico do time olímpico. “Estou psicologicamente e fisicamente preparado para enfrentar os Jogos. Irei aproveitar estes últimos dias para os ajustes finais e para definir a estratégia para a prova, sob o auxílio de meu pai”, destaca Fabiano.
Peçanha lembrou que é um momento especial para sua carreira, poder contar com a participação de sua família na Olimpíada. “São poucos os atletas que têm este privilégio de contar com um pai/treinador em um evento olímpico, além dos dois irmãos e da mãe, que também estarão em Londres presentes no estádio. Isso com certeza é fundamental para conquistar um bom resultado”, aponta.
Divulgação/CaseMKT
Fabiano ao lado do pai e técnico Jorge Peçanha no Crystal Palace: Treinos finais com acompanhamento exclusivo
Dificuldades
O atleta prevê uma prova muito difícil, mas acredita que possa conseguir melhorar o seu tempo de 1min45seg31. “Preciso baixar no mínimo em um segundo minha marca para poder estar em condições de chegar à semifinal e, depois, brigar por uma vaga entre os oito finalistas, o que seria ótimo”, salienta Peçanha.
Segundo Jorge, Fabiano ocupa hoje a 41ª posição no ranking da IAAF (Federação Internacional de Atletismo), tornando necessária esta melhoria da marca para tentar avançar de fases. “Vamos traçar a estratégia para que saia tudo conforme o planejado, já que serão provas muito fortes e o Fabiano estará focado no primeiro momento em chegar à semifinal, para em um segundo momento, buscar a vaga na grande final”, aponta o treinador.
Adversários
Um dos grandes adversários de Fabiano será o queniano David Rudisha, que tem a marca este ano de 1min41seg54. Mas em 2010 ele já obteve a marca de 1min41seg01. “Ele é o melhor do mundo. E tem vários ótimos atletas que estão aqui em Londres. Mas confio na minha preparação e estratégia para galgar os degraus e, quem sabe, fazer uma final”, destaca Fabiano Peçanha.