O distrito de São Martinho, interior de Santa Cruz do Sul, sedia neste sábado, dia 14, a terceira edição da Festa da Colônia (Koloniefest). O evento, que tem como tema o melado, acontece no ginásio da escola Felipe Becker, com início às 10 horas.
De acordo com o coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida da Afubra, José Leon Macedo Fernandes, a Koloniefest busca elevar as potencialidades econômicas, sociais e culturais das comunidades interioranas. A ideia surgiu no ano passado, com a realização de seis edições, cinco delas em Santa Cruz do Sul e uma em Sinimbu.
Diante do sucesso, destaca Fernandes, os eventos estão sendo repetidos ao longo de 2012. A primeira festa ocorreu em março, no distrito de Rio Pardinho, e a segunda, no mês de maio, em Alto Paredão, ambos distritos de Santa Cruz do Sul. Paredão São Pedro, município de Sinimbu, recebe o evento no dia 29 deste mês. O calendário se completa em setembro, com a realização das duas últimas edições, uma em Linha Saraiva, e a outra em Monte Alverne, no interior de Santa Cruz do Sul.
A promoção e realização das Koloniefest contam com o apoio do Projeto Verde é Vida. Os festejos, segundo Fernandes, são promovidos pelos educandários e lideranças das comunidades das localidades que abrigam os eventos. Exposição de produtos coloniais, praça de alimentação, desfiles, competições esportivas e realização de bailes são as principais atrações.