Início Geral O Centro de Cultura terá cara nova

O Centro de Cultura terá cara nova

Alyne Motta – [email protected]

Em alguns meses, o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz estará de cara nova. O motivo é a parceria firmada entre a KoppAtiva, um grupo de voluntários, funcionários da Kopp Tecnologia, de Vera Cruz, e o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).
O encontro ocorreu na quarta-feira, 4 de julho. De acordo com a coordenadora de Cultura, Marli Silveira, o Centro de Cultura é uma referência patrimonial e cultural para Santa Cruz e região, merecendo ser promovido e preservado na sua condição estrutural e artística.

Rolf Steinhaus

Centro de Cultura receberá nova pintura

“Constituir esta parceria com a Kopp Tecnologia, garantindo a pintura externa do prédio, além de outras ações em parceria que serão desenvolvidas em uma grande ação voluntária, representa o esforço conjunto para que a memória, a arte e a história sejam constantemente revigorados”, destacou.
Conforme a administradora de RH da Kopp, Fernanda Machado, o fato da empresa estar situada em Vera Cruz não impede a relação entre as cidades. “Muitos funcionários moram em Santa Cruz do Sul, então nada melhor do que firmar a parceria entre as cidades irmãs”, explica.
Segundo a secretária municipal de Educação e Cultura, Ana Aranda, ações em conjunto, como esta, são sempre bem-vindas. “O apoio representa uma grande contribuição para valorização patrimonial deste que é um dos principais centros de referência cultural do município”.
Para o empresário Eliseu Kopp, o apoio da empresa ao projeto de revitalização do Centro de Cultura significa um grande momento para a Kopp Tecnologia. “Estamos felizes por poder participar deste projeto e promover a arte e a cultura da nossa região”, frisou.

IMPORTÂNCIA
O Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz mantém, além de exposições de artistas locais e regionais, oficinas de arte, cinema, visitação e se constitui como importante centro de confluência turística, sendo visitado por pessoas do Brasil e mundo.
“Este prédio tem uma grande importância cultural, disponibilizando uma série de oficinas e ações artísticas. É um centro inserido na vida das pessoas e uma referência histórica para todos, agregando passado, presente e futuro”, lembrou Neusa Stoelbenn, coordenadora do Centro de Cultura.

Ataídes de Souza

Marli Silveira, Eliseu Kopp, Fernanda Machado e Neusa Stoelbenn: parceria em prol do prédio

Fernanda Machado ainda lembra que muitas demandas são recebidas pela Kopp Ativa. “Dependemos da disponibilidade dos funcionários para realizar projetos. Aceitamos este desafio em função da importância histórica do prédio para o município e toda a região”, declara.

O TRABALHO
Está sendo estudado um cronograma para início da obra. Além da parte externa do prédio, algumas melhorias serão feitas na parte interna no vagão do trem. “De forma voluntária, vamos fazer uma nova pintura no prédio e realizar a limpeza do vagão”, afirma Fernanda Machado.

Rolf Steinhaus

Vagão do trem vai ganhar limpeza interna, a fim de ser revitalizado

A fim de que tudo fique pronto e com a melhor qualidade, será organizado um momento de grande envolvimento voluntário para realização de atividades artísticas e culturais, fazendo desta parceria um evento em prol da valorização patrimonial do Centro de Cultura.