O Jantar-Baile do Dia do Comerciante, realizado no sábado, 7, reuniu mais de 350 pessoas, entre presidentes e representantes de sindicatos e entidades, comerciantes, familiares, colaboradores e amigos. O evento foi realizado no Salão dos Espelhos do Clube União e teve a animação da N’Band. Na ocasião, o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Henrique José Gerhardt, deu início às comemorações dos 50 anos do sindicato, a serem festejados em 2013.
No seu discurso, Gerhardt disse que recebeu as chaves do prédio ao lado do sindicato, comprado no final do ano passado e que agora, junto com a diretoria, vai definir a melhor utilização do imóvel. O presidente também falou sobre a reforma da sede da entidade, que deve encerrar no mês de agosto, e sobre a sua posse como vice-presidente de Assuntos Jurídicos e Legais da Associação Gaúcha para o Desenvolvimento do Varejo (AGV) (saiba mais na matéria abaixo).
Por fim, Gerhardt destacou que o Sindilojas completa 50 anos em 2013 e lançou algumas atividades como a Carreta da Saúde do Sesc, que vai estar na Praça Siegfried Heuser durante 30 dias a partir do final do mês de julho. “Também teremos eventos culturais e esportivos, além de sorteios de prêmios para os clientes das lojas associadas ao Sindilojas”, ressaltou. Em seguida, o vice-presidente do sindicato, Mauro Spode, fez a entrega de um presente da diretoria pela posse de Gerhardt na AGV.
Lauri Pretzel
Gerhardt abriu as comemorações dos 50 anos do Sindilojas
O presidente da AGV, Vilson Noer, revelou que a nova entidade nasce representando 124 municípios, 22 mil empresas, que empregam mais de 150 mil pessoas. “A AGV tem entre seus objetivos a proposta de tornar perene a representatividade do comércio gaúcho, capacitando lojistas para o crescimento do setor e oferecendo atividades que retratem a qualificação do quadro de colaboradores”, destacou Noer.
Lauri Pretzel
Vilson Noer falou sobre a AGV
Já o 1º vice-presidente da Federação do Comércio de Bens e Serviços do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), Luiz Carlos Bohn, falou sobre as dificuldades que os empreendedores enfrentam no Brasil. “Hoje os governos procuram favorecer as camadas mais necessitadas, mas esquecem de auxiliar o empreendedor, que é quem gera emprego, renda e impostos”, argumentou. Bohn ainda salientou que o governo precisa soltar mais a economia e frisou que uma entidade sindical como a Fecomércio tem como objetivo juntar forças com os sindicatos, tendo as empresas como os principais clientes e acionistas.
Lauri Pretzel
Bohn frisou as dificuldades enfrentadas pelos empreendedores
CINQUENTENÁRIO
Dando início às comemorações dos 50 anos do sindicato, foi realizado, no intervalo do baile, o sorteio de 11 vale-compras para os associados ao Sindilojas, totalizando R$ 10 mil. Nos próximos meses, a entidade também vai lançar uma campanha de prêmios, que já conta com o Sicredi como um dos patrocinadores. “Queremos que os principais beneficiados com esta campanha sejam os comerciantes e seus clientes, em toda a base territorial do sindicato”, explicou Gerhardt. Os municípios que compõem a base da entidade são Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Vale do Sol, Gramado Xavier, Herveiras e Mato Leitão.