Início Geral Exército treina recrutas em bairros da cidade

Exército treina recrutas em bairros da cidade

EVERSON BOECK
[email protected]

Desde o início da semana o 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB) de Santa Cruz do Sul está desenvolvendo atividades de treinamento prático com seus recrutas em alguns pontos da cidade. Os soldados com armamento e veículos militares percorrendo as ruas, situação incomum no dia-a-dia, despertou curiosidade na comunidade.
O tenente coronel Duarte Júnior, comandante do 7° BIB, concedeu entrevista ao Riovale Jornal ontem à tarde e explicou o que está acontecendo. A atividade trata-se de uma fase do programa padrão de treinamento dos recrutas que é feito anualmente. “São desenvolvidas uma série de atividades, como físicas, sobrevivência na área de combate, entre outras”, informa.
Segundo Tenente Júnior, as tarefas que atualmente estão sendo realizadas são relacionadas às operações de Garantia da Lei da Ordem (GLO). “Esta é uma missão constitucional, isto é, a defesa da soberania. Neste momento os soldados estão aprendendo na prática as técnicas a serem empregadas neste tipo de operação, é o treinamento do que se aplica nas operações GLO. É um exercício absolutamente normal e seguro”, garante.
Nesta fase do programa de treinamento estão participando os 369 recrutas do 7° BIB. Eles estão divididos em companhias e estas em pelotões. Cada pelotão é designado para um ponto da cidade, algum bairro próximo ao Batalhão, durante dois ou três dias para realizar os exercícios. São escolhidos bairros e ruas de movimento médio para não atrapalhar o trânsito. “A atividade agora é em nível de pelotão, com cerca de 40 homens. Daqui a aproximadamente um mês será com as companhias, cerca de 180 homens”, destaca.
Conforme o comandante, estas atividades servem para que o soldado aprenda como se comportar numa situação real de combate em uma operação GLO. “Eles aprendem como se mover a pé, com viatura, como se proteger, como avançar, etc. Esta preparação dos recrutas deixa-os aptos a participarem de operações reais, como as que já tivemos no início do ano no norte do Estado”, esclarece.

FOTOS: IRINEU DI MÁRIO

Soldados continuam em treinamento até a semana que vem em alguns
pontos de Santa Cruz do Sul


Preparação deixa recrutas aptos a participarem de operações reais