Início Geral Informação: Vale do Rio Pardo tem banco de dados próprio

Informação: Vale do Rio Pardo tem banco de dados próprio

Mara Pante
 
Representando o reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul – Unisc, Vilmar Thomé, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação  Rogério Leandro Lima da Silveira formalizou o lançamento do Banco de Dados Regional do Vale do Rio Pardo. O Banco de Dados é o primeiro produto do trabalho de pesquisa e extensão iniciado em 2011 pela equipe de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, que atua no projeto Observatório do Desenvolvimento (Observa-DR). A iniciativa tem apoio da Unisc e fomento externo da Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, mas busca ampliar as alianças com empresas e entidades locais. O evento ocorreu na sala 501 do campus, nesta quarta-feira, 13.
O banco de dados é alimentado a partir de informações e estatísticas dos municípios e regiões no âmbito de análise do Observa-DR e quer possibilitar à comunidade e às instituições públicas e privadas, governamentais e não governamentais, a seleção e acessibilidade de dados e informações relevantes para caracterizar e diagnosticar potencialidades, dinâmicas e limites regionais, como explica o responsável pelo projeto, professor Rogério Silveira. O material está disponível no site www.observadr.org.br, junto com outros estudos, relatórios técnicos, publicações, notícias, eventos e informações sobre o projeto e o tema
desenvolvimento regional.
O projeto conta também com a participação de programas de pós-graduação na área desenvolvimento regional de outras instituições, como a UFRJ, FURB, Unitau, UnC, Unoesc e UnoChapecó.
O evento contou com a participação da professora doutora Virginia Elisabeta Etges, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – PPGDR-UNISC e da presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede/VRP, Mariza Christoff.

SÓ O COMEÇO
Hoje o Banco de Dados é regional – VRP, mas futuramente deve englobar várias regiões do estado, segundo Rogério da Silveira. Em uma visão mais audaciosa, ele adianta que um dia o Banco cobrirá o Brasil. “A ideia não é produzir uma verdade absoluta a partir de dados, mas disponibilizar a informação”, pontuou. 
 
Fotos: Rolf Steinhaus
O coordenador Rogério Silveira prenunciou: em breve cobriremos várias regiões do estado e futuramente, todo o país
 
Um bom grupo se reuniu na sala 501 no campus da Unisc para prestigiar o lançamento do Observatório do Desenvolvimento Regional – Observadr