Início Geral Projeto de mudança no trânsito pode melhorar o fluxo na cidade

Projeto de mudança no trânsito pode melhorar o fluxo na cidade

EVERSON BOECK
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Um encontro promovido pela Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos no Palacinho ontem à tarde, 30 de maio, apresentou um projeto que será discutido com diversas entidades e, posteriormente, levado para votação na Câmara Municipal de Vereadores. A iniciativa trata-se de amplas mudanças no trânsito da região central de Santa Cruz com o objetivo de mudar e melhorar o fluxo de veículos na cidade facilitando o deslocamento e desafogando os pontos de maior congestionamento em horários de pico.
Segundo o secretário de Transportes e Serviços Públicos, Aldorino Melchior, o projeto técnico tem como objetivo servir de base para discussões com a comunidade. “O evento serviu para lançamento da ideia que será aperfeiçoada a partir da colaboração de outras entidades aqui representadas”, informa o secretário. Participaram do encontro as seguintes entidades: Assemp, Santa Cruz Novos Rumos, Consepro, Conselho Municipal de Trânsito e Câmara de Vereadores.
Melchior destacou a importância da participação das entidades para a futura execução do projeto. “Eu estou secretário e um dia eu não estarei mais, por isso estes órgãos precisam ter conhecimento do que está sendo proposto e participar da construção do mesmo, até mesmo para que os próximos gestores possam dar continuidade”, argumenta.
As sugestões ou mudanças que as entidades desejarem apresentar serão entregues por escrito na Secretaria de Transportes e Serviços Públicos que analisará todas as manifestações. O que for possível, necessário e legal será alterado e um projeto finalizado será reapresentado em um último encontro antes de ir para o Legislativo. “São medidas a curto, médio e longo prazo que passarão por um processo de adaptação. Essas mudanças trarão, acima de tudo, mais segurança para todos os cidadãos, motoristas e pedestres”, pontua Melchior.
A Secretaria apresentou um levantamento feito entre 2004 e 2010 a respeito da evolução da frota versus crescimento da população. Em 2004 havia 48 mil veículos para 111,5 mil habitantes. Em 2010 este número mudou para 66 mil veículos para 117,5 mil habitantes. Hoje o número de veículos está em 78 mil, cerca de 1,7 habitantes para cada carro.

PRINCIPAIS MUDANÇAS

As principais alterações que o projeto traz estão bem no centro da cidade, especialmente nas ruas 28 de Setembro e Julio de Castilhos. Hoje, ambas são mão única somente da Rua Thomaz Flores até a Ernesto Alves. A ideia é prolongar este sentido até a São José e iniciar mão dupla somente a partir desta até a BR 471.
De acordo com o engenheiro civil da Secretaria e responsável pelo projeto, Géferson Gerhard, a intenção é retirar a maioria das conversões à esquerda. “Os maiores pontos de conflito (possibilidades de acidentes) estão nestas conversões. Enquanto duas vias de mão dupla têm 28, duas vias de mão única têm apenas três pontos de conflito”, explica.
Outro importante objetivo do projeto, segundo o engenheiro, é oferecer caminhos alternativos para os condutores. “Temos que tirar o maior número de veículos do centro da cidade e para isso temos que apresentar outras possibilidades. Hoje quem quer atravessar a cidade, ir do Arroio Grande à Verena, por exemplo, passa no centro. Temos que evitar isso oferecendo outras rotas, como a rua Thomaz Flores ou Gaspar Silveira Martins, mas para isso temos que melhorar as condições destas vias”, analisa.
Géferson explica, ainda, que o número de estacionamentos oblíquos e a quantidade de sinaleiras poderão ser reduzidos em muitos pontos, caso as ruas Julio de Castilhos e 28 de Setembro sofram a alteração. “O número de carros que trafega não vai diminuir em nenhum lugar. O que vai mudar é a intensidade do tráfego que vai desafogar e ficar mais rápido. Com isso vai reduzir, também, o tempo das sinaleiras em vermelho e a quantidade de oblíquos que causam tantos acidentes”, considera.

ARQUIVO SMTSP

Rua Julio de Castilhos vista no sentido Bairro – Centro como ficará de
acordo com as mudanças que projeto propõe


Mesma imagem da Rua Julio de Castilhos como é hoje, em mao dupla

CARGA E DESCARGA

Também entrou em pauta outro projeto sobre carga e descarga que traz alterações no horário de tráfego destes veículos no Centro da cidade. Caminhões estariam proibidos de circular de segunda a sexta-feira das 8h30min às 19h30min e sábados, das 8h30min às 12h, excetuando-se feriados. Nesta lei, não serão restringidos veículos de serviços considerados essenciais, como caminhões de lixo, caminhões pipa, bombeiros, guincho, entre outros.

INTERVENÇÕES (Mudanças)

•   Sinalização horizontal (pintura) em aproximadamente 3,2 km de via (cerca de 32 quadras)
•   Intervenções em 17 cruzamentos, sendo 6 semaforizados;
•   Instalação de aproximadamente 350 placas de regulamentação, advertência e orientação;
•   Instalação de aproximadamente 300 m de gradil para proteção de pedestres;
•   Colocação de mais de 1.000 tachões refletivos, organizando o fluxo de veículos, proporcionando mais segurança para os condutores e pedestres;

PRINCIPAIS VANTAGENS

•   Hierarquização do sistema viário através da implantação do sentido único de circulação;
•   Aumento no número de vias de circulação;
•   Diminuição considerável dos conflitos existentes com consequente redução dos riscos de acidentes;
•   Criação de vários “SIGA LIVRE, COM CUIDADO”, melhorando o fluxo e reduzindo os congestionamentos;
•   Diminuição do tempo de deslocamentos, principalmente nos sentidos leste-oeste e oeste-leste;
•   Aumento da segurança no trânsito de veículos e pedestres.

O QUE SERÁ PRECISO

•   Alteração na regulamentação das áreas de Carga e Descarga e criação de restrição para circulação de veículos pesados;
•   Implantação progressiva de vias de sentido único de circulação em todo o centro do municípi•o;
•   Implantação de sinalização de orientação, indicando rotas alternativas para inibir o acesso de veículos nas vias centrais;
•   Implantação de sistema de “semaforização inteligente”;
•   Incentivo à criação de estacionamentos em áreas privativas;
•   Exclusão do selo mensal nas áreas do estacionamento rotativo;
•   Migração progressiva do estacionamento oblíquo para paralelo, a fim de melhorar o fluxo de veículos e a segurança no trânsito;
•   Aumento da fiscalização.

EVERSON BOECK

Projeto traz amplas mudanças no trânsito da região central de Santa Cruz