Início Geral HSC é certificado como hospital de ensino

HSC é certificado como hospital de ensino

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 24, a portaria nº 1.014 que credencia o Hospital Santa Cruz (HSC) como hospital de ensino, estágio mais elevado que uma casa de saúde deste gênero pode atingir. O parecer foi emitido pela Comissão de Certificação dos ministérios da Educação e da Saúde, instituída por meio da Portaria Interministerial n. 2.758, de 23 de novembro de 2011. Com a certificação, o HSC pode concorrer a editais de pesquisa e desenvolvimento e ter acesso a recursos do Ministério da Saúde, aprimorando o atendimento à população.
Hospitais de ensino são instituições hospitalares onde pode-se praticar atividades curriculares na área da saúde. Seu perfil é diferenciado em relação a um hospital sem esse status, pois associa o ensino à prestação de serviço. Dessa forma, além de oferecer assistência à população, a casa de saúde também precisa incluir projetos de ensino nos níveis de graduação e pós-graduação, extensão e pesquisa. Com isso, a Instituição poderá captar recursos destinados para este fim, qualificando ainda mais o hospital em todas as áreas.

Arquivo/RJ

Este é o estágio mais elevado que uma casa de saúde pode atingir

Para receber o reconhecimento de Hospital de Ensino, o HSC precisou cumprir três requisitos básicos, estabelecidos pela portaria nº 2400, de 2 de outubro de 2007. O primeiro é realizar no mínimo 60% de seus atendimentos pelo Sistema Único de Saúde. No HSC, atualmente, 68% dos pacientes são atendidos pelo SUS. O segundo requisito exige que todos os alunos do curso de Medicina passem por um estágio em pelo menos uma das cinco áreas básicas (medicina de família e comunidade, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, clínica médica e pediatria). Hoje, o hospital disponibiliza estágio aos acadêmicos na área de ginecologia e obstetrícia. O último requisito é que em pelo menos duas das cinco áreas básicas seja oferecido residência médica. O HSC oferece residência em todas elas.
A certificação terá validade de dois anos e, após este período, novo processo deverá ser requisitado, levando em consideração aspectos relacionados à qualidade na assistência, ensino e pesquisa, além da observância da legislação vigente. A credencial provocará um grande salto de qualidade, colocando o Hospital Santa Cruz no estágio mais elevado que uma Instituição desse tipo pode atingir.

Arquivo/RJ

Certificação do Hospital Santa Cruz terá validade de dois anos

“Este resultado é fruto de um trabalho coletivo do Hospital Santa Cruz”, destacou o diretor-geral do HSC, Léo Kraether Neto. “Por isso, agradecemos a colaboração de todos os funcionários e integrantes do corpo clínico do HSC nesta conquista, assim como dos alunos e professores dos cursos da área da saúde da Unisc”, complementou.
Para o reitor da Unisc e presidente da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul, (Apesc), Vilmar Thomé, a certificação consolida o compromisso permanente do HSC de proporcionar atendimento humanizado e de excelência à população, trazendo vários benefícios decorrentes da integração efetiva entre a assistência à saúde e as atividades de ensino, pesquisa e extensão. “Essa certificação vem consolidar o compromisso permanente do HSC de proporcionar atendimento humanizado e de excelência à população, trazendo vários benefícios à região decorrentes da integração efetiva entre a assistência à saúde e as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, disse.
Cerca de 600 alunos dos cursos da área da saúde da Unisc fazem atualmente estágio no HSC. Com a implantação do Hospital de Ensino, esse número deverá aumentar. Todos os hospitais de ensino são munidos de um elevado padrão tecnológico, com salas especiais, laboratórios e equipamentos e recebem investimentos permanentes da União.
A solicitação do reconhecimento foi enviada pelo HSC ao governo federal no ano passado, conforme a portaria interministerial – Ministério da Saúde e Ministério da Educação – número 2.400, de 2 de outubro de 2007, que estabelece os requisitos para certificação de unidades hospitalares como hospitais de ensino. Para isso a Instituição movimentou uma força-tarefa no interior do prédio, com reformas, ampliações e compra de equipamentos. Em dezembro de 2011, o HSC recebeu a visita da comissão com representantes dos dois ministérios.