EVERSON BOECK
[email protected]
Fundada em 28 de abril de 1977, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Santa Cruz do Sul atua em Santa Cruz do Sul há 35 anos. Ao longo deste período sempre pautou suas ações com ética e responsabilidade, desenvolvendo trabalhos assistenciais junto a pessoas portadoras de câncer. Inicialmente estas iniciativas eram voltadas para suprir as despesas de transporte que os pacientes e seus familiares necessitavam para o tratamento realizado em outras localidades, bem como o auxílio para aquisição de medicamentos que sempre foi uma das metas da entidade.
Conforme a presidente da Liga no município, Berenice Schramm Trevisan, lidando com essa realidade e tendo a certeza de que a necessidade dos serviços só cresce, sempre buscou-se iniciar um movimento de investimentos com vistas ao futuro. “Nossa organização é formada, fundamentalmente, por gente. Gente que é profissional, gente que se envolve, gente que se dedica, gente que atende e entende, e que está constantemente se atualizando com as melhores técnicas e práticas para melhor atender e prestar serviços à comunidade”, observa.
Berenice destaca a busca constante por parcerias e patrocinadores. “Fazemos um trabalho permanente para agregar parceiros e patrocinadores extraordinários, pessoas que como nós sabem que todo esforço é compensador, que toda atitude proativa desencadeia outras tantas que convergem para o bem. Com isso, investimos mais, contudo, mantivemos a sustentabilidade dos serviços, graças aos controles e às equipes focadas e bem treinadas”, afirma.
COMEMORAÇÃO
Hoje, na Praça Getúlio Vargas, das 10 horas ao meio-dia, acontece uma grande comemoração no centro da cidade com a comunidade dos 35 anos de atividade da Liga Feminina de Combate ao Câncer. Os integrantes da entidade estarão recebendo a população, distribuindo material informativo e oferecendo alguns exames e serviços. A banda do 7° BIB vai abrilhantar a festividade e a Liga vai oferecer um bolo comemorativo para quem comparecer no local. O evento também tem a parceria do Hospital Ana Nery e da Secretaria Municipal de Saúde.
ADESÃO AO PGQP
A presidente da Liga no município, Berenice Schramm Trevisan, adianta que uma das novidades para 2012 na Liga Feminina de Combate ao Câncer é a implantação do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). “Acreditamos que uma entidade tem todas as obrigações de uma empresa pública ou privada. Além da melhora na qualidade dos serviços oferecidos, ele traz uma clareza e transparência muito grande para tudo o que é feito”, argumenta.
Criado em 1992, o PGQP veio com a missão de promover a competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade.
AÇÕES PARA MELHORAR E AUXILIAR A VIDA DOS USUÁRIOS
Com a missão de conscientizar a sociedade para a prevenção do câncer e auxiliar no tratamento do doente carente, procurando amenizar seu sofrimento e colaborar para sua recuperação, a Liga Feminina de Combate ao Câncer possui vários projetos e ações para os usuários da entidade. Hoje são atendidos cerca de 300 portadores da doença por mês em Santa Cruz do Sul.
PREVENÇÃO
Na área da prevenção a entidade oferece palestras, Feiras de Saúde, exames de Colo Uterino e Mamas, atendimento odontológico, nutricional, psicológico para o assistido e família, e atendimento de fisioterapia. Além disso, também disponibiliza atendimento assistencial com visitas domiciliares e visitas aos pacientes do Hospital Ana Nery.
Aos assistidos a Liga ainda oferece encaminhamento de exames para pacientes; fornecimento de passagens, para pacientes cadastrados, que necessitam de tratamento em Porto Alegre, medicamentos, alimentação especial, fralda; distribuição de passagens e ajudas de custo; vales transporte e ranchos aos pacientes mais carentes.
PROJETOS
Mãos Solidárias – Em parceria com a Casa da Amizade, os assistidos pela Liga Feminina de Combate ao Câncer e as senhoras voluntárias reúnem-se na Casa da Amizade uma vez por semana, às quartas-feiras, das 13h30min às 17h, para realizarem diversas atividades, dentre as quais Yoga, dinâmica de grupo e trabalhos manuais.
Projeto LIGAdos – Promover momentos de educação à saúde, com profissionais de diversas áreas, onde possam ser estimulados a esclarecer suas dúvidas e motivados a adquirir hábitos que maximizem sua qualidade de vida e promovam sua autoestima.
Projeto Empresa – O objetivo é alcançar o maior número possível de trabalhadores com essa iniciativa, que é essencialmente voltada à melhoria da qualidade de vida das pessoas.
MÁRCIA MELZ
Uma das ações da entidade: em outro do ano passado comemorou o Dia da Vida e o Outubro Rosa
ANA SOUZA
Berenice Trevisan: “Uma das novidades para este ano é nossa adesão
ao PGQP – melhora na qualidade dos serviços e mais transparência em nossas ações”