Alyne Motta – [email protected]
Não vai ter tapete vermelho ou um grande público esperando atores famosos. Não é um espaço criado especificamente para o evento ou situado em locais estratégicos. Mas será uma noite de produções com muita qualidade. Assim vai ser grande noite do 1º Festival de Cinema de Santa Cruz do Sul.
Em uma edição piloto, a exibição dos curtas-metragens acontece na noite de hoje, 28 de abril, no anfiteatro do bloco 18, a partir das 18h, com o Cine Recreio. São oito filmes, com conteúdo voltado à crianças entre 04 e 12, provando que o cinema não tem limite para idades e pode ser apreciado por todos.
Já às 19h, inicia a Mostra Regional, onde dois filmes santa-cruzenses concorrem à premiação. A Mostra Universitária será exibida logo em seguida, é possuir quatro curtas-metragens disputando o melhor. Vale destacar que esta categoria recebeu inscrição de universidades do estado e de fora.
MOSTRA PRINCIPAL
O momento mais esperado por muitos é às 20h, quando inicia a Mostra Competitiva. A cada ano, o Festival terá um diretor homenageado e, para abrir a lista, a produtora Liliana Sulzbach foi a escolhida. Para tanto, o curta-metragem A invenção da infância será exibido na noite.
Em seguida, é a vez dos cinco filmes que disputam o premio de melhor filme. Na lista está produções de São Paulo, Distrito Federal, e um duo entre Brasil e Reino Unido. A escolha dos nomes, curtas-metragens que figuram no cenário nacional, foi feita pelos organizadores do evento.
A escolha dos melhores curtas-metragens será por voto popular. Enquanto estiver ocorrendo a contagem dos votos, o público presente vai poder assistir ao filme Insanos em Cena, uma produção dos participantes das oficinas de Cinema e Interpretação, realizadas durante a semana.
Divulgação
Filmes serão exibidos e premiados hoje, no Anfiteatro do Bloco 18 da Unisc
PREMIAÇÃO
São premiados com troféu os melhores filmes em cada uma das categorias. Este ano, por ser a primeira edição, não haverá outras formas de premiações, mas, nas demais edições deverão ocorrer prêmios em dinheiro que, segundo os organizadores, é uma forma de incentivar e fomentar o cinema no município.
O evento tem entrada franca e é uma realização da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, através do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A idealização e produção são da Muk Produções, Daniel Gaggini e Patrícia Vilela Produtores Associados.
A co-realização Festival é do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, e tem apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Curso de Comunicação Social, Quiosque da Praça, Hotel Santa Cruz e Lupa Graf.
CURTAS-METRAGENS PARTICIPANTES
18h – RECREIO (Filmes para crianças entre 04 e 12 anos)
Eu queria ser um monstro (RJ, 2009, animação) – Marão
Gol a Gol (RS, 2008, ficção) – Bruno Carvalho
Alma Carioca – Um choro de menino (RJ, 2002, animação) – Wlliam Côgo
Sapo Xulé (SP, 2008, animação) – Paulo José
Disfarce Explosivo (SP, 2000, animação) – Mário Galindo
Maria Flor (DF, 2008, animação) – Camila Carrossine
O esquilo faminto (EUA, 2004, animação) – Jeff Fowler
A moda antiga (RS, 2009, ficção) – Bruno Carvalho
19h – REGIONAL E UNIVERSITÁRIA (Produções universitárias e locais)
MOSTRA REGIONAL
Eletrônica Lau: de Decio Lau desde 1955 (RS – documentário) – Fábio Goulart
A revelação do medo (RS – ficção) – Carine Immig e Fábio Goulart
MOSTRA UNIVERSITÁRIA
Nego (SP – ficção – Anhembi-Morumbi) – Armando Fonseca
O cão (RS – ficção – Puc) – Abel Roland e Emiliano Cunha
Esporte adaptado: basquete sobre rodas (RS – documentário – Univates) – Marcus Staudt
(A)Normal (RS – documentário/ficção – Unisc) – Simoni Helfer
20h – COMPETITIVA (Principais curtas-metragens produzidos no Brasil)
FILME COMVIDADO
A invenção da infância (RS – documentário) – Liliana Sulzbach
MOSTRA COMPETITIVA
O plantador de quiabos (SP – ficção) – Coletivo Santa Madeira
On side (UK/BR – documentário) – Jonas Amarante
Ao meu pai com carinho (SP – ficção) – Fausto Noro
A menor distância entre dois pontos (DF – ficção) – Breno Nina e Elias Guerra
Eu não quero voltar sozinho (SP – ficção) – Daniel Ribeiro
Debate sobre 7ª arte
A fim de incentivar a participação das pessoas e deixá-las mais informadas sobre cinema, aconteceu na noite de quinta-feira, 26 de abril, um debate entre o produtor de cinema Daniel Gaggini e o professor Josmar Reyes, sendo mediado pelo professor Jair Giacomini.
Rolf Steinhaus
Debate ocorreu no Auditório Central da Unisc
Mesmo com pouco público, o evento foi muito bom, pois o público presente interagiu com os debatedores e mediador. Os assuntos abordados têm uma enorme relevância, uma vez que o produtor e os professores possuem uma larga experiência no que se refere a cinema e curtas-metragens.