Fotos: Rolf Steinhaus
João Telles do Senar/RS, Claudimir Rodrigues da Souza, Marco Antonio Santos do Sindicato Rural e Pedro Malta Campos também da Souza Cruz, oficializam a doação
Mara Pante
A Souza Cruz lançou nesta sexta-feira, 20, o Programa de Inclusão Digital Rural em Santa Cruz do Sul, com a doação de dez notebooks para o Sindicato Rural do município, em solenidade ocorrida no Restaurante Vila Souza. Além da doação do material, a Souza Cruz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), reforçou a oferta de cursos de informática através de um sistema itinerante aos produtores rurais da região. “O primeiro treinamento acontece de 21 a 26 de maio em Gramado Xavier, beneficiando cerca de 30 produtores”, pontuou o gerente de Sustentabilidade da empresa, Claudimir Rodrigues.
A parceria complementa o Projeto Saber da Souza Cruz, que proporciona aos produtores rurais conhecimento para manusear o equipamento e dar condições para ele planejar melhor as atividades realizadas por ele no campo, visando torná-lo um empresário rural. Em 2011, mais de 800 trabalhadores e produtores rurais gaúchos tiveram acesso a cursos gratuitos e atividades de inclusão digital realizadas pelo Senar-RS. “Estamos atingindo o produtor jovem para que este fique no campo”, frisou João Telles, gerente da Divisão Técnica do Senar/RS, enquanto agradecia a doação.
Também o presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Sul, Marco Antonio dos Santos, externou sua satisfação com a entrega dos equipamentos e pela parceria com a Souza Cruz: “Isso engrandece e traz benefícios à nossa categoria”, sintetizou.
TECNOLOGIA NO CAMPO
O gerente regional de Produção Agrícola da Souza Cruz, Pedro Malta Campos mostrou que a participação do produtor no programa o faz dar um salto no entendimento da sua atividade. “A Souza Cruz completa 109 anos dia 25 deste mês e não é de hoje nossa preocupação em levar tecnologia ao homem do campo”, destacou antecipando: “para 2016 teremos outro grande desafio na melhoria da negociação junto ao produtor rural”.
Os cursos de informática terão carga horária de 16 a 32 horas e para participar é necessário ter mais de 16 anos e ser alfabetizado. O Programa contempla produtores da base territorial do Sindicato Rural de Herveiras, Gramado Xavier, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. Informações no Sindicato pelo fone 051 3711 2667
João Telles, gerente da Divisão Técnica do Senar/RS: “Estamos atingindo o produtor jovem para que este fique no campo”