Everson Boeck – [email protected]
A Diretoria Regional da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) no Rio Grande do Sul reuniu seus associados dias 30 e 31 de março em Santa Cruz do Sul para o II Encontro dos Delegados de Polícia Federal. O evento aconteceu no Hotel Aquarius Flat, na Avenida João Pessoa, 144, e teve por objetivo discutir demandas da categoria no Estado, debatendo sobre o estágio atual e perspectivas.
O chefe da Delegacia de Santa Cruz do Sul, Gustavo Schneider, explica que o encontro, que teve a participação de aproximadamente 30 policiais, é norteado por discussões sobre vários pontos para posicionamento da categoria frente à Polícia Federal, Segurança Pública, Polícia Judiciária e assuntos afins. “Nossa cidade foi escolhida por ser uma região central e por ter sido palco do 1° encontro, há três anos”, destaca.
Rolf Steinhaus
Evento realizado pela segunda vez em Santa Cruz do Sul reuniu cerca de 30 policiais federais
Schneider ressalta que o evento serviu, principalmente, para preparar os representantes para o Congresso Nacional de Delegados da Polícia Federal, que acontece em abril no Rio de Janeiro. “Eles saem daqui com uma visão geral do que a ADPF pensa em nível nacional. Além disso, terão uma ampla visão em nível estadual discutindo e pontualizando reivindicações remuneratórias, reestruturação da carreira prerrogativa, entre outras”, resume.
Dentre os assuntos em pauta, também foi discutida, no que diz respeito à Polícia Judiciária, a estrutura investigativa (cartório único, núcleos de operações e de análise e grupos de investigação), o desenvolvimento pela Polícia Federal de um sistema de monitoramento telefônico próprio, operado sem a interferência das operadoras de telefonia e a utilização do efetivo em deflagrações de operações (emprego de DPFs e EPFs nas buscas) e apoio de outras forças policiais. “Também estamos com debates sobre a necessidade de ampliação e fortalecimento do quadro de servidores de apoio (atribuições do quadro de apoio), além da reposição dos servidores aposentados e de ampliação do quadro de policiais”, acrescenta Schneider.
Em relação à valorização do cargo de Delegado de Polícia Federal, os delegados abordaram pontos acerca do projeto de reestruturação administrativa da Polícia Federal, da realização de concurso público e curso de formação e falaram, ainda, sobre critérios para nomeações de chefias.