No sábado ensolarado em Santa Cruz do Sul, muitos moradores do bairro Santa Vitória e de bairros vizinhos acordaram cedo e fizeram questão de participar da 1ª Feira de Saúde e Qualidade de Vida de Santa Cruz. Realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul, em parceria com a Universidade de Santa Cruz (Unisc), com o Sesc e com a Ervateira Santa Cruz. O evento aconteceu nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança. Perto das 8h, antes mesmo das atividades terem início oficialmente, muitos já formavam filas na porta do educandário.
Maiara Halmenschlager
Orientação sobre saúde bucal foi uma das atividades da Feira
A proposta da 1ª Feira de Saúde e Qualidade de Vida foi fortalecer a rede de serviços que atua na comunidade e despertar a importância do cuidado na programação da qualidade de vida. Outro objetivo foi divulgar os serviços da rede municipal com a participação de instituições públicas e privadas que atuam nas comunidades dos bairros Santa Vitória, Pedreira e Faxinal. Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, Édison Rabuske ressaltou a importância da participação da comunidade na Feira. “Já tínhamos tentado concretizar este evento duas vezes, mas o tempo não havia colaborado. E hoje estamos felizes de poder trazer a Feira para dentro de um educandário, local em que se promove a educação. É muito bom ver que crianças, idosos, adolescentes, adultos, enfim, a comunidade em geral aceitou o nosso convite e veio participar dessa atividade tão importante que visa aproximar cada vez mais os serviços de saúde dos santa-cruzenses”, disse Rabuske.
Ao longo de todo o dia, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e de Desenvolvimento Social, além de acadêmicos da área da saúde da Unisc ofereceram aos visitantes, de forma gratuita, a verificação de pressão arterial, teste de glicose, tipagem sanguínea, exames de HIV e Sífilis, vacinas, coleta de pré-câncer, triagem auditiva e vocal com fonoaudióloga, avaliação corporal, coleta de exames para tuberculose, oficina para gestantes, distribuição de escovas de dente, creme dental, fio dental, orientações sobre saúde bucal, além de orientações sobre cuidados com a saúde e o cadastro no Cartão SUS e no Bolsa Família. Depois de conferir se a saúde estava em dia, os moradores puderam aproveitar a mateada e as crianças, brinquedos, contação de histórias e cineclube.
A agricultora Maria Geneci Rodrigues, 40 anos, fez questão de verificar as taxas de glicose e aprovou a iniciativa. “A gente tenta fazer os exames certinhos, acompanhar como está a nossa saúde, mas, às vezes, o tempo e a distância do centro dificultam um pouco. Por isso, os serviços de saúde sendo trazidos até o nosso bairro é muito bom, a gente fica muito feliz”, disse a dona Maria. Assim como a agricultora, a aposentada Teresa Oliveira, 61 anos, também aproveitou os serviços oferecidos. “Eu faço os exames todos os meses, mas fiz questão de vir até aqui para conferir mais uma vez e para ver de perto a minha comunidade participando das atividades. O serviço que está sendo realizado hoje é um serviço muito bonito, estou feliz de poder estar aqui”, afirmou Dona Teresa.