Início Geral Servidores protestam contra proposta do Executivo Municipal

Servidores protestam contra proposta do Executivo Municipal

EVERSON BOECK
[email protected]

Depois de a Prefeitura de Santa Cruz ter apresentado na manhã de segunda-feira,19, reajuste de 3,07% para o funcionalismo e para o magistério, centenas de servidores públicos municipais fizeram uma passeata no centro da cidade ontem à tarde em protesto à proposta do Executivo. Após a direção do Sindicato dos Funcionários Municipais (Sinfum) ter levado o comunicado para a categoria em uma assembleia realizada no começo da tarde, cerca de 400 pessoas saíram da sede do Sindicato dos Comerciários, na Rua Ernesto Alves, em caminhada pela Rua Marechal Floriano até a frente do Parque da Oktoberfest, no Gabinete da Prefeita Kelly Moraes.
A categoria reivindica aumento de 20% inclusive no vale-alimentação, que está em R$ 320,00. Os professores pedem a equiparação com o piso nacional, o que representaria um reajuste de aproximadamente 14,5%. Para as direções do Sinfum e do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprom), a proposta do Executivo está muito distante do esperado. Um documento com as reivindicações da classe foi protocolado junto ao setor jurídico da Prefeitura.
Na próxima quinta-feira, 22, o Sinprom avaliará a proposta e o Sinfum discutirá o assunto em reunião na sexta-feira, 23. Segundo o presidente do Sinfum, José Bonifácio Almada, para o sindicato a proposta já está negada. “Lamentamos que a Prefeita sequer tenha nos recebido, mas estamos fazendo nossa parte”, argumentou.
De acordo com o Procurador do Município, Luciano Almeida, a Prefeitura ofereceu, além do 3,07% no salário, o mesmo índice para o auxílio alimentação que atualmente é de R$ 320,00. O aumento corresponde ao IGP-M acumulado entre os meses de abril de 2011 e março de 2012. “O município manteve seu compromisso que é garantir a reposição da inflação e, nos últimos três anos, além disso, conseguimos um aumento real de mais de 5% acima desta, sem citar uma série de outros benefícios para os servidores”, informou. Além disso, Almeida garantiu que o Município vai continuar analisando as propostas dos servidores. “Estamos sinalizando aquilo que no momento é possível”, acrescenta.

ROFL STEINHAUS

Centenas de pessoas caminharam até a frente do Parque da Oktoberfest
em protesto à proposta do Executivo