Em reunião, na tarde da última terça-feira, 7, a Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul formalizou a transferência da coordenação da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) do município para a Associação das Entidades Empresariais (Assemp). O ato teve o aval da ONG Parceiros Voluntários do RS, que esteve representada no encontro pela gerente de Mobilização, Claudia Franciosi, e pela coordenadora de Rede, Karen Barbosa.
Rodrigo Assmann
Ato foi formalizado em encontro com lideranças das entidades e representantes da ONG
A principal motivação para a mudança é “fortalecer ainda mais o movimento pelo voluntariado organizado e ampliar a abrangência da Parceiros Voluntários na região”, afirma o presidente da ACI, Sérgio Bremm. Segundo o dirigente, ao longo dos últimos 10 anos a ACI abrigou em sua estrutura a Unidade da Parceiros Voluntários do município, com o apoio de empresas e organizações que atuaram como investidoras sociais desta iniciativa. Agora, a atual diretoria decidiu que era o momento de passar a coordenação local da UPV para uma entidade que representasse as lideranças dos principais setores empresariais de Santa Cruz do Sul.
Formada por 16 entidades, inclusive a ACI, no início do ano a Assemp foi contatada e aceitou assumir o compromisso e dar continuidade às atividades da ONG.
“Muito nos orgulhamos deste trabalho que inúmeros benefícios trouxe para a comunidade regional e principalmente para os públicos atendidos pelas organizações sociais conveniadas à UPV. No entanto, a ACI entende que já cumpriu a sua parte e que é preciso envolver a colaboração de outros parceiros nesse processo”, argumenta Sérgio Bremm.
O presidente da Assemp, Fábio Borba, que também participou da reunião, vê essa mudança como uma oportunidade da entidade atuar em outras áreas e compartilhar novos conhecimentos com uma organização com grande prestígio e tradição no Estado como a ONG Parceiros Voluntários. “Estamos confiantes de que juntos poderemos fazer um bom trabalho na área do voluntariado na região”, declara Borba.
A Assemp já iniciou o processo de preparação para assumir as atividades da UPV no município.