Diego Dettenborn
[email protected]
Na última sexta-feira, dia 20, ocorreu no município de Santa Cruz do Sul, a divulgação do balanço dos indicadores do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, com referência aos anos de 2010 e 2011. O Comando Regional ainda na ocasião anunciou importantes projetos para a região. Em 2010 foram registrados 551 roubos, já em 2011 o número subiu para 596. As prisões por tráfico de drogas aumentaram 40% e as ocorrências de furto de veículos caíram 31%. Outro número relevante para o município é o baixo índice de homicídios.
Santa Cruz do Sul tem cerca de seis homicídios para cada 100 mil habitantes. Levando em conta que 30 a 35 casos para cada 100 mil habitantes seria um sinal de alerta, a cidade está abaixo da média.
Frente aos números favoráveis em comparação 2010/1011, referentes aos três batalhões, nos últimos dois anos ficou evidenciada a obtenção de um resultado eficaz no serviço policial militar na região do Vale do Rio Pardo. O Coronel Edson Luiz Chaves Brendler, Comandante do CRPO/Vale do Rio Pardo, destacou alguns dos projetos que devem servir como referência para a região e aproveitou a ocasião também para divulgar mais uma grande ação estratégica em parceria com a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. O bairro Bom Jesus, segundo ele, um dos mais preocupantes da região receberá policiais militares, que ocuparão lugares específicos durante 24 horas. O projeto Território da Paz tem como maior objetivo a pacificação e a redução dos índices de criminalidade naquele local. O projeto está inserido dentro do programa RS na Paz.
Outro grande feito para a comunidade santa-cruzense é o Projeto Piloto que possivelmente será adotado em todo o âmbito estadual da Brigada Militar, servindo de exemplo para as demais regiões. A Sala de Operações de Santa Cruz do Sul merece destaque devido à tecnologia implantada, proporcionando condições de uma estrutura eficaz no atendimento das ocorrências, com ferramentas de primeiro mundo.
CRIMINALIDADE DINÂMICA
Uma das maiores preocupações do 23º Batalhão de Polícia Militar de Santa Cruz do Sul é o constante aumento das ocorrências na zona rural dos municípios. O Comandante Chaves ressalta o que vem sendo feito pela polícia militar. “Os delinquentes estão percebendo que a polícia está apertando o cerco e estão migrando, abrindo novas rotas. Lançamos de dois anos pra cá as patrulhas comunitárias do interior já para diminuir estes números. Temos também as patrulhas rurais, que estão com forte trabalho principalmente nas regiões do 23º Batalhão, acredito que vamos alcançar o objetivo.”
DIEGO DETTENBORN
Comandante Chaves acredita que os números podem cair ainda mais
Segurança – Números do Vale do Rio Pardo
OCORRÊNCIAS 2010 2011 RESULTADO
ROUBO 551 596 AUMENTO DE 8,17%
HOMICÍDIO 64 63 REDUÇÃO DE 1,56%
PRISÕES 4905 4877 ESTABILIDADE NO NÚMERO DE PRISÕES
POSSE DE ENTORPECENTES 213 290 AUMENTO DE APREENSÕES DE 36,15%
TRÁFICO DE ENTORPECENTES 131 184 AUMENTO DE PRISÕES: 40,46%
RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS 466 541 AUMENTO NA RECUPERAÇÃO DE VEÍCULOS