Início Geral Sicredi avança rumo à nova estrutura social

Sicredi avança rumo à nova estrutura social

Em 2012 a Sicredi Vale do Rio Pardo dará um importante passo em direção ao pleno exercício da gestão democrática com a implantação do Programa Pertencer. Nesta proposta os associados, organizados em núcleos em suas comunidades, elegerão coordenadores que representarão as decisões tomadas nas assembleias de núcleo na Assembleia Geral da Cooperativa.
A Sicredi Vale do Rio Pardo projeta a realização de 122 Assembleias de Núcleo, que acontecerão entre o dia 13 de fevereiro e 10 de abril. A Assembleia Geral acontecerá no dia 21 de abril e terá a participação de 122 coordenadores de núcleo, os quais representarão as decisões tomadas pelos associados em seus respectivos núcleos. Nestas Assembleias, mais de 42.000 associados dos 09 municípios de atuação da cooperativa irão decidir sobre os assuntos de pauta.
A Sicredi Vale do Rio Pardo realizou em 2011 a formação de mais de 600 associados no Programa Crescer, totalizando 75 encontros nas comunidades da região. O objetivo foi proporcionar aos associados do Sicredi uma maior participação na gestão e desenvolvimento da cooperativa. Esta formação é o pré-requisito para ser coordenador de núcleo. Com o programa as cooperativas que integram o Sistema estão se preparando para o Processo Assemblear de 2012.
Conforme Heitor Alvaro Petry, Presidente da Cooperativa, “os Programas Crescer e Pertencer têm oportunizado aos associados uma melhor compreensão acerca dos valores do cooperativismo e das características da organização social cooperativa, além de proporcionar uma participação mais qualificada. Não somos um Banco, somos uma Cooperativa de Crédito. Não temos clientes, temos associados que são a razão da nossa existência e o foco do nosso trabalho. A participação deles nas decisões é de fundamental importância, considerando que as Assembleias de Núcleo não serão apenas informativas, pois terão caráter decisório”, destaca.
Além dos Programas Crescer e Pertencer, a Sicredi também realiza o Programa A União Faz a Vida, direcionado a formação de crianças e jovens dos municípios de Passo do Sobrado, Sinimbu, Herveiras e, partir de 2012, Rio Pardo. A condução do Programa tem como parceiros as prefeituras municipais, através das secretarias de educação, os professores, a comunidade escolar e a Universidade de Santa Cruz do Sul. “Com a atenção e o apoio dos envolvidos temos alcançado nossos objetivos em todos os Programas Sociais da cooperativa”, destaca Marco Antônio da Rocha, Assessor de Programas Sociais.

Divulgação RJ

Participantes do Programa Crescer receberam certificados

Divulgação RJ

O presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry, entregando certificação