Noite fria, poltronas repletas, expectativas e certo tom de inquietude no ar: Qual a receita de empreendedorismo do Sr. Clóvis Tramontina?
No amplo e confortável auditório da Unisc, o jovem de 56 anos de idade desfaz o mistério logo de início: Não há receita pronta!
O sujeito parece um velho conhecido, familiar, contando da jornada de seus antepassados como quem conversa no jardim de casa – um causo. Não poderia ser melhor. Particularmente, o enfoque que eu esperava se desenhava divertidamente para o tema central – O sério compromisso da cooperação. Talvez possa ter surpreendido aqueles que esperavam um orador habilidoso, um motivador nos padrões em que se convencionou chamar de motivação.
O show era outro: simplicidade. Cooperar é simples.
Cativante, o sábio Clóvis atingiu em cheio o alvo de nossa 7ª edição da Semana do Empreendedor: valores intangíveis. Seu segredo, se é que dá para chamar assim, é inesgotável em sua convicção: a cultura da cooperação.
Não contou história triste alguma, lamentos ou dificuldades que pudessem dramatizar ou “valorizar” a façanha da Tramontina. Pelo contrário, disse de tudo com paixão positivista.
Acho mesmo que o Sr. Tramontina nos passou uma receita, sim, formidável e de altíssimo valor para releitura do Cooperativismo, em seu sentido mais amplo, posicionando todos como parte integrante de uma conquista maior: fazer acontecer, juntos.
Era notório que toda aquela paixão por resultados estava carregada de sentimento de gratidão que fez o tempo passar rápido, deixando-nos um rastro exemplar de humildade e um valioso Valor Empreendedor iluminando a diferença entre persistência e teimosia.
*Gestor de Qualidade da Assemp e coordenador da Semana do Empreendedor