Nelson Treglia
[email protected]
Em 23 de novembro de 1981, o Flamengo derrotava o Cobreloa em Montevidéu com dois gols de Zico (2 a 0) e conquistava a Copa Libertadores da América pela primeira vez.
Em 23 de novembro de 2019, o Flamengo perdia para o River Plate por 1 a 0 até os 43 minutos do segundo tempo, o gol havia sido marcado por Borré no primeiro tempo.
Tudo indicava para mais um título do River, mas Gabriel Barbosa, o Gabigol, centroavante dos bons, repetiu o feito de Zico e marcou dois gols, aos 43 e aos 46 da segunda etapa: Flamengo 2 x 1 River Plate, rubro-negro bicampeão da América, após 38 anos de jejum na Libertadores.
O jogo em Lima (Peru) consagrou o técnico Jorge Jesus, que veio de Portugal para entrar quase que de imediato na história do futebol brasileiro.
A equipe do River foi superior no primeiro tempo, mas, na segunda etapa, o jogo ficou mais equilibrado. No finalzinho, brilhou a estrela da terra dos Ronaldos, dos Romários, dos Garrinchas e dos Pelés. Gabigol encarnou o espírito dos grandes craques e goleadores brasileiros, dando o título da América ao Mengão, clube mais popular do Brasil.
O Flamengo pode também ser campeão brasileiro neste domingo, se o Palmeiras não vencer o Grêmio em São Paulo.
E, neste ano ainda, o Flamengo disputa o Mundial de Clubes, que terá, entre outros participantes, o Liverpool, derrotado pelo Mengão de Zico e Júnior no Mundial de 1981.
Parabéns ao Flamengo, clube icônico e digno representante do futebol brasileiro.