Início Esportes Santa Cruz representada no Beach Tennis

Santa Cruz representada no Beach Tennis

Grasiel Grasel
[email protected]

De 3 a 6 de outubro ocorre em Florianópolis, no Jurerê Sports Center, a Copa das Federações de Beach Tennis 2019, evento que está dentro da programação da Semana Guga Kuerten. Na competição, dois santa-cruzenses são favoritos ao título da categoria mista, Alexandre Dahmer e Lia Beatriz Heuser Ruschel, a “Tize”. A Copa é o principal evento do esporte no país, pois nela competem seleções que buscam definir qual é o Estado brasileiro com os melhores jogadores do tênis de praia e, nesta edição, a expectativa é de que pelo menos 16 federações marquem presença.
No Rio Grande do Sul, a federação do esporte escolheu três competidores para cada categoria feminina e masculina, sendo Lia e Alexandre concorrentes pela 50+. Em um primeiro momento, eles vão disputar suas modalidades feminina e masculina com outra dupla definida pelos treinadores e, caso uma delas venha a vencer e a outra perder, é realizada uma disputa formada por uma categoria mista, com um homem e uma mulher, e é aqui que os santa-cruzenses possuem seu histórico arrasador.
Alexandre e Tize já foram campeões em quatro competições de categoria mista, mas sua história vai além do esporte: curiosamente, eles foram colegas no jardim de infância, quando ainda tinham 5 anos. O santa-cruzense afirma estar confiante sobre potencial da dupla caso venham a competir juntos, e dispara “não espero nada menos do que ganhar o campeonato, se não eu nem iria”, diz ele aos risos e com muito bom humor. A principal conquista dos dois foi vencer a modalidade 50+ mista no Copacabana Open Beach Tennis, ocorrido em maio deste ano, considerado o maior campeonato do esporte já realizado no mundo, com cerca de 1,2 mil competidores.
A dupla diz ter ficado muito feliz em ter sido convidada a participar da Copa das Federações mais uma vez. “Representar o Estado e a cidade vai ser bem bacana, ainda mais ao lado da Tize, já que a gente tem um entrosamento muito bacana”, diz Alexandre. De acordo com Tize, o diferencial desta competição é a torcida bem maior, pois além dos amigos e parentes que viajam para acompanhar seu desempenho, os competidores da Federação Gaúcha que jogam em outras categorias ficam torcendo pelos colegas enquanto descansam.