O dia dos pais em Santa Cruz do Sul foi diferente no último domingo, 11 de agosto, já que centenas de pessoas se reuniram no Parque da Oktoberfest para participar de mais uma etapa do Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem. O evento foi gratuito e teve disputas de 5 e 10 quilômetros de corrida, além de 3 quilômetros de caminhada e Kangoo, modalidade que se tornou febre na região nos últimos anos.
A gratuidade nas inscrições foi possível graças ao Apoio Institucional da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), que permite a empresas destinarem parte dos impostos em patrocínios a eventos esportivos. Em Santa Cruz do Sul o patrocínio foi da CPFL Energia em parceria com a RGE e o Instituto CPFL, como parte do Circuito CPFL. O Circuito CPFL é um programa do Instituto CPFL que promove gratuitamente em diversas cidades sessões de cinema, concertos, corridas e passeios ciclísticos, além de ações sociais voltadas ao fortalecimento da cidadania.
O frio de 11ºC do inverno gaúcho não espantou os corredores, que desde as 8h começaram a chegar no Parque da Oktoberfest para tirar fotos na arena do evento, encontrar os amigos e se prepararem para a largada. Para ajudar a espantar o frio, às 8h30 uma professora de educação física comandou uma sessão de alongamento e aquecimento. A largada foi dada às 9h para um percurso montado nas ruas e avenidas do entorno do Parque. Uma cena comum era ver filhos recepcionando os pais na linha de chegada ou mesmo correndo juntos durante toda a prova.
Everton Michel da Silva trouxe a filha de cinco anos para o evento, com o objetivo de iniciá-la no mundo esportivo. “Agradeço ao Grupo CPFL e RGE Sul por realizarem um evento que proporcionasse saúde e bem-estar para as famílias. Resolvi participar da corrida para incluir minha filha nesse mundo saudável”, ressalta Everton, que fez a caminhada de 3 km.
Nos 5 quilômetros, a vitória entre os homens ficou com Adelio Dos Santos (15min29), seguido por Filipe Cargnelutti com 15min31 e Netiele Jesus com 16min33. Entre as mulheres, quem se deu melhor foi Christiane Alves com 20min25, seguida por Danielle Lopes (21min19) e Priscila Tatiana Da Silva com 22min14. Já nos 10 quilômetros masculino, Juliano Kommer foi o melhor com 34min25, seguido por Ronaldo Piuco (35min09) e Nícolas Rodrigues (35min24). No feminino, Leticia Dahlke venceu com 42min54, seguida por Julia Hoesel (45min16) e Elisangela Simão Janes (45min28).
“Foi uma experiência muito positiva, percebemos um envolvimento massivo da comunidade e todos estamos ganhando tendo em vista a mobilização e o incentivo à prática esportiva. Em evento como esse, muito bem organizado, traz qualidade de vida e saúde para a população”, afirma Cristiano Guedes da Silva, consultor de negócios da RGE Sul. “Esse é um evento que reforça a marca da empresa junto à comunidade e agradecemos o apoio da Prefeitura da Santa Cruz do Sul, Rede Acesso e Lei de Incentivo ao Esporte. Pretendemos participar novamente ano que vem e divulgar para os demais municípios da região para envolver ainda mais pessoas”, completa.
A etapa Santa Cruz do Sul do Circuito Correr e Caminhar para Viver Bem teve patrocínio da CPFL Energia, realização da Rede Acesso e Apoio Institucional da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE). Os resultados completos e as fotos da etapa estão disponíveis em www.correrecaminhar.com.br.