Início Esportes Melhor equipe do Mundial, Estados Unidos é tetra

Melhor equipe do Mundial, Estados Unidos é tetra

Rapinoe (camisa 15) abriu o placar para os EUA na grande final

Nelson Treglia
[email protected]

Com gols de Rapinoe (pênalti) e Lavelle, ambos no segundo tempo, os Estados Unidos conquistaram seu quarto título na Copa do Mundo de Futebol Feminino, neste domingo, 7 de julho, em Lyon (França). A vitória norte-americana foi obtida pelo placar 2 a 0 diante do forte time da Holanda, atual campeã europeia.

Na grande final diante das holandesas, a equipe dos Estados Unidos comprovou a fama de melhor seleção do mundo. O time foi para o ataque desde o início do jogo, com um esquema 4-3-3 bem tradicional e ofensivo. A Holanda conseguiu segurar o placar de 0 a 0 no primeiro tempo, mas, diante da força norte-americana, o time holandês mostrou o que se chama no futebol de “cobertor curto”. A Holanda se defendia com duas linhas de quatro e duas jogadoras mais adiantadas, mas não conseguia chegar com intensidade ao ataque.

Depois dos dois gols norte-americanos, no segundo tempo, o “cobertor curto” das holandesas se inverteu. Elas tentaram ir para o ataque, mas acabaram dando espaço na defesa para os contragolpes dos Estados Unidos. E o time norte-americano, que atacava em 4-3-3, com a vantagem no placar defendeu em 5-4-1, demonstrando variação e disciplina tática, sabendo jogar tanto com linha de quatro na defesa, ao atacar, quanto com linha de cinco no momento de defender.

Título absolutamente merecido para os Estados Unidos, tetracampeão mundial de futebol feminino.