Início Esportes Copa América: Diante do Peru, tentativa de reação

Copa América: Diante do Peru, tentativa de reação

Brasil vem de empate frustrante: time quer reagir contra o Peru

Nelson Treglia
[email protected]

Líder do Grupo A, a Seleção Brasileira de futebol masculino faz neste sábado, 22 de junho, seu último jogo na primeira fase da Copa América. Na Arena Corinthians em São Paulo, a partir de 16h, o Brasil enfrenta o Peru do técnico argentino Ricardo Gareca e do atacante colorado Paolo Guerrero.
Brasil e Peru possuem campanhas semelhantes. Ambos somam quatro pontos, mas o time canarinho lidera no saldo de gols. A Venezuela está em terceiro lugar do Grupo A, com duas unidades. Em quarto e último lugar está a Bolívia, com zero.
O time brasileiro estreou com vitória sobre a Bolívia, por 3 a 0. Na segunda partida, um empate frustrante contra a Venezuela (0 a 0). Contra o Peru, a expectativa é de recuperar o bom futebol e buscar mais uma vitória, para ir embalado rumo à segunda fase da Copa América.
Nesta quinta-feira, 20 de junho, o técnico Tite completou três anos à frente da Seleção. Quando o treinador assumiu o time, em 2016, o Brasil vinha de uma eliminação na Copa América Centenário, realizada nos Estados Unidos. Treinado por Dunga, o Brasil foi eliminado na primeira fase em derrota, por coincidência, diante do Peru. O time peruano venceu por 1 a 0, com gol de mão validado pela arbitragem.
Após perder para o Peru, Dunga saiu do comando da Seleção e deu lugar a Tite, que agora tem seu trabalho posto à prova na Copa América 2019. Tite saiu-se bem nas Eliminatórias do Mundial 2018, colocando o Brasil na primeira posição da zona sul-americana. Na Copa do Mundo, realizada na Rússia, a Seleção não brilhou tecnicamente e parou nas quartas de final, diante da Bélgica.
Na Copa do Mundo anterior, em 2014, apesar dos 7 a 1 sofridos contra a Alemanha, com Luiz Felipe Scolari, o Brasil chegou um pouco mais longe, na semifinal.

EM 1989, TAMBÉM HOUVE INCERTEZAS

Trinta anos atrás, a Copa América foi disputada no Brasil. Em 2019, o torneio retorna ao nosso país, e por enquanto, a disputa está na primeira fase. Na edição de 1989, a Seleção Brasileira também passou por incertezas, com descrédito por parte do torcedor. A equipe, treinada à época por Sebastião Lazaroni, estreou vencendo contra a Venezuela por 3 a 1. Depois, vieram dois empates em 0 a 0, contra o Peru e a Colômbia. As três partidas foram realizadas no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, e o time brasileiro foi muito criticado pelo torcedor baiano.
A recuperação aconteceu no quarto e último jogo da primeira fase, contra o Paraguai, no Estádio do Arruda, em Recife. O Brasil venceu por 2 a 0, com dois gols de Bebeto. Ali ocorreu a arrancada rumo ao título.
No quadrangular final, disputado no Maracanã (Rio de Janeiro), o Brasil venceu suas três partidas: contra Argentina (2 a 0), Paraguai (3 a 0) e Uruguai (1 a 0). Assim a Seleção sagrou-se campeã da Copa América, após 40 anos de jejum.