Bem que a cidade praiana de Sochi, na Rússia, hoje poderia ser confundida com Punta del Diablo ou Punta del Este, cidades litorâneas do vizinho brasileiro Uruguai. Pois foi em Sochi que a Celeste, neste sábado, 30 de junho, eliminou Portugal nas oitavas de final da Copa do Mundo.
O Uruguai venceu os lusos por 2 a 1 e avançou às quartas de final do Mundial da Rússia. A Celeste já está entre as oito melhores seleções do mundo. Edinson Cavani, estrela do Paris Saint-Germain, marcou os dois gols uruguaios. O zagueiro Pepe fez o tento português.
Cavani, apesar dos dois gols, passa a ser preocupação para a sequência da Copa, pois saiu do jogo com uma lesão muscular, aos 26 minutos do segundo tempo.
Mas isso não impede o festejo uruguaio, que expressa mais uma façanha da Celeste campeã da América tantas vezes e do mundo outras vezes.
O Uruguai já realiza uma campanha superior à de 2014, quando foi eliminado justamente nas oitavas de final, instância que acaba de superar em 2018 na cidade de Sochi.
A Celeste enfrentará a França nas quartas de final. Neste domingo, mais dois jogos pelas oitavas de final: Rússia x Espanha (11h da manhã) e Croácia x Dinamarca (15 horas).
E agora Cristiano Ronaldo (Portugal) e Messi (Argentina, que perdeu para a França) estão fora da Copa do Mundo.