Em um jogo de times mistos na Arena em Porto Alegre, Grêmio e Avenida empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira, 28 de março. Foi o segundo jogo da semifinal entre Tricolor e Periquito. Na primeira partida, em Santa Cruz do Sul, o Grêmio havia vencido por 3 a 0 e, com o empate nesta quarta, garantiu classificação à final do Campeonato Gaúcho. Já o Avenida se despede honrosamente da competição, terminando o certame entre os quatro melhores times do Rio Grande do Sul com um empate na casa do vice-campeão mundial.
Os técnicos Renato Portaluppi, do Grêmio, e Fabiano Daitx, do Avenida, decidiram colocar vários reservas em campo na Arena. Afinal, os 3 a 0 na partida de ida praticamente haviam definido o Grêmio como classificado à final do Gauchão. O Tricolor teve as importantes presenças dos volantes Maicon e Arthur, além do meia Luan. O Avenida, apesar de escalar muitos reservas, colocou em campo o meia Alexandre, um dos principais jogadores da história do clube.
A equipe gremista abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, com um chute forte de Arthur, futuro jogador do Barcelona. Aos 19 minutos da segunda etapa, Diego Torres, de cabeça, deixou tudo igual e deu números finais à partida entre Grêmio e Avenida: 1 a 1.
O adversário do Grêmio na final do Campeonato Gaúcho, será o Brasil de Pelotas, que, nesta quarta-feira, empatou em 1 a 1 contra o São José, de Porto Alegre, no Estádio Bento Freitas em Pelotas. A decisão foi para os pênaltis, com vitória do Brasil, que, no jogo de ida, no Passo D’Areia, havia empatado também em 1 a 1 contra o São José. Os dois resultados iguais levaram a decisão para as penalidades, classificando para a final o Xavante do técnico Clemer, ex-goleiro do Internacional, campeão mundial em 2006.
Grêmio e Brasil de Pelotas se enfrentam neste domingo de Páscoa, às 16h, abrindo a final do Campeonato Gaúcho, na Arena em Porto Alegre. O segundo jogo da decisão será no Bento Freitas, casa do Brasil, que define o campeonato em seu estádio devido à melhor campanha que desempenhou desde o início do Gauchão, na comparação com o Tricolor, que começou mal a competição e se recuperou somente na reta final.