Início Colunas Sociais 171 anos: Formatura comemora aniversário do 7º BIB

171 anos: Formatura comemora aniversário do 7º BIB

Alyne Motta
[email protected]

Há 171 anos surgia uma organização militar do Exército Brasileiro que, anos mais tarde, em 1971, daria origem ao 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB) – Regimento Gomes Carneiro, hoje com sede em Santa Cruz do Sul. A data, 14 de maio, é homenagem à Guerra da Tríplice Aliança e ao Cerco da Lapa.
Para comemorar tantos anos de criação, onde o espírito de cumprimento de missão orienta seus integrantes em todas as atividades das quais participa, realiza hoje, às 19h, no Pátio Duque de Caxias, no aquartelamento do 7º BIB, uma formatura militar alusiva à data.
A solenidade contará com a presença do ex-comandante general de divisão Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, comandante da 6ª Divisão de Exército, do general de divisão Geraldo Antonio Miotto, comandante da 3ª Divisão de Exército, além de outros ex-integrantes do Batalhão, autoridades e convidados.
Além da leitura alusiva à data, acontecerá a entrega de Diplomas “Mérito Niederauer” e “Mérito Gomes Carneiro” às pessoas que prestaram relevantes serviços à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, com sede em Santa Maria e também ao 7º Batalhão de Infantaria Blindado, situado em Santa Cruz do Sul.

Alyne Motta

Comemorações acontecem na noite de hoje, com formatura no batalhão

DA ORIGEM AOS DIAS ATUAIS
A história do 7º BIB inicia em 1631, na cidade de Salvador, Bahia, com a criação do Terço Novo, uma organização militar formada devido ao interesse de Portugal pela defesa de sua colônia. Anos mais tarde, em 1749, denominou-se 2º Regimento de Infantaria de Linha.
Tempos depois, recebeu outras denominações como 2º Batalhão de Caçadores e 3º Batalhão de Caçadores. Juntou-se ao 7º Batalhão de Caçadores do Maranhão e ao 6º Batalhão de Caçadores de Santa Catarina, para juntos formarem o 12º Batalhão de Caçadores.
No dia 14 de maio de 1842, Dom Pedro II, Imperador do Brasil, criou o Corpo de Guarnição da Paraíba, originando o 17º Batalhão, que combateu na Guerra da Tríplice Aliança junto à Divisão Encouraçada, da qual se destacou o 3º Batalhão de Fuzileiros nas Batalhas de Tuiti e Peribebuí.
Em 1º de dezembro de 1888, o 3º Batalhão de Fuzileiros se junta a duas Companhias do antigo 12º Batalhão de Caçadores constituindo o 29º Batalhão, com sede em Pelotas (RS). Já em 1908, no dia 4 de junho, é criado o 7º Regimento de Infantaria (RI), originado dos extintos 17º Batalhão e 29º Batalhão.
No dia 21 de abril de 1913 é instalado, na antiga sede de Santa Maria, o 7º Regimento de Infantaria, que participou em 1914, 1915 e 1917 da Campanha do Contestado e das revoluções de 1924, 1930 e 1932. Contribuiu ainda na campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial.
Em homenagem ao coronel Antonio Ernesto Gomes Carneiro que, em 1894, durante a Revolução Federalista, esteve à frente do 17º Batalhão de Infantaria durante a ocupação da cidade da Lapa, no Paraná, o 7º RI recebeu a denominação de “Regimento Gomes Carneiro”, no dia 13 de novembro de 1946.
No dia 18 de março de 1970, foi transformado em 7º Batalhão de Infantaria e, um ano depois, em 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB). Em 1988 o batalhão passa a ocupar as novas e modernas instalações na região do Boi Morto, junto ao Campo de Instrução de Santa Maria.
Algum tempo depois, em 2005, o 7º BIB mudou-se para Santa Cruz do Sul, onde passou a ocupar as instalações do 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz). Desde 2007 tem enviado militares para integrarem a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH).