Nelson Treglia
[email protected]
A Seleção Brasileira não decepcionou o torcedor do Rio Grande do Sul. Após um primeiro tempo ruim, sem gols, o Brasil ganhou do Equador por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, 31 de agosto, na Arena do Grêmio em Porto Alegre. Agora com 36 pontos, a equipe do técnico Tite continua seu “passeio” nas Eliminatórias da Copa do Mundo Rússia 2018, com um primeiro lugar tranquilo e absolutamente garantido. E a classificação para o Mundial? É uma realidade há muito tempo. O importante agora é que o time mantém sua longa série de vitórias e boas atuações, dando sequência ao embalo para tentar o hexacampeonato no ano que vem.
O Brasil iniciou a partida com Alisson; Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro, Paulinho e Renato Augusto; Willian, Gabriel Jesus e Neymar. O time equatoriano impôs uma marcação severa e até violenta à Seleção de Tite no primeiro tempo. Neste período do jogo, a Seleção não encontrou as melhores “vibrações” que caracterizaram a equipe desde que o treinador assumiu o cargo, um ano atrás.
No segundo tempo, com Thiago Silva no lugar de Miranda (que se chocou com o goleiro Alisson na etapa inicial), o Brasil partiu para cima com volúpia maior. Mas, aos 13 minutos do segundo tempo, Tite aplicou a solução cirúrgica para reformular a equipe e permitir-lhe mais leveza e criatividade: colocou o meia ofensivo Philippe Coutinho no lugar de Renato Augusto, um ótimo jogador, mas mais estático.
Tite poderia ter adotado uma solução mais conservadora: Coutinho no lugar de Willian, que já havia perdido a titularidade para Coutinho nesta passagem de Tite pela Seleção. Porém, o técnico manteve o tridente ofensivo com Willian, G. Jesus e Neymar, e acrescentou Coutinho ao processo ofensivo brasileiro, como um meia alinhado a Paulinho, mas somando-se também aos três atacantes.
Os gols brasileiros foram marcados aos 23min e 30min do segundo tempo. O primeiro saiu em um escanteio cobrado por Willian (foi importante manter Willian, certo?) e concluído com chute potente de Paulinho. E, no segundo, uma pequena obra-prima: Philippe Coutinho articula pela meia-esquerda e passa a bola para Gabriel Jesus, dentro da área. O ex-jogador do Palmeiras chapelou o adversário e tocou de cabeça devolvendo para Coutinho, que mandou para redes. Portanto, Brasil 2 x 0 Equador, gols de Paulinho e Coutinho.
Ainda deu tempo de Tite colocar o jogador pedido pelos torcedores do Grêmio, Luan, no lugar de Willian, impedindo qualquer perda ofensiva.
Terça-feira, 5 de setembro, o Brasil joga fora de casa contra a Colômbia. Depois desta partida, faltarão apenas dois jogos nas Eliminatórias: Bolívia (fora) e Chile (em casa).