VAGNER CERENTINI
[email protected]
Quem optou por ficar em Santa Cruz do Sul no último sábado, pôde aproveitar para tirar a sua bicicleta da garagem e dar aquela pedalada. O 5º Passeio “Ciclovia é Vida” reuniu em um só evento ciclistas, maratonistas e caminhantes e proporcionou um belo sábado recheado de esportes para os participantes. Além de ser um evento esportivo, o 5º Passeio também é um movimento de integração e união pelos que lutam por uma Santa Cruz com mais ciclovias.
Riario Neves, coordenador do evento, conta como foi esta edição: “Recebemos mais de 200 participantes entre eles 180 ciclistas, 23 maratonistas e 18 caminhantes”. Ele fala que também receberam pessoas de outros estados. “Uma funcionária da Organização das Nações Unidas (ONU), veio de São Paulo para participar do passeio ciclístico”, destacou.
Em relação ao clima, Neves diz que desta vez não houve problemas, pois o evento que era para ter acontecido em setembro foi transferido para outubro devido à chuva. “O tempo chegou a dar um susto novamente, mas ocorreu tudo como o planejado”, afirmou.
Ele ainda fez questão de agradecer a Benoit e a Ciclo Esportes por terem doado para o evento duas bicicletas, que foram sorteadas no dia e uma delas quem ganhou foi um porto-alegrense. “Houve o sorteio de vários prêmios, brindes e almoços como já estava programado”, disse Neves. Ao final do evento aconteceu também a entrega de medalhas para o mais jovem e o mais idoso a participarem nas três categorias.
O evento que durou cerca de uma hora, cumpriu com o seu objetivo que, além de integrar, também luta por implantação de mais ciclovias no município. “Temos um projeto aprovado que visa implantar mais 60 km de ciclovias em Santa Cruz, mas ainda vai demorar alguns anos para que fique pronto”, explicou Riario.
O coordenador garante que a próxima edição irá acontecer no ano que vem, mas, para os que gostam deste tipo de atividade, ele explica que todo final de semana acontece algum evento do mesmo gênero organizado pela Santa Ciclismo. “A Santa Ciclismo organiza passeios por Santa Cruz e região”, salienta.
“Agradeço a todos que apoiaram o evento e também puderam ir prestigiar”, finalizou o coordenador Riario Neves.