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Café empresarial – Saber o que comunicar e para quem é primeiro passo do sucesso nas mídias digitais

Consultor abordou os principais processos na hora de escalar uma campanha de marketing

Os meios digitais crescem em importância no mundo dos negócios. Pela facilidade de acesso e custo relativamente baixo de investimento atraem cada vez mais empresas e profissionais que vêem nas mídias sociais um caminho para vender produtos e serviços e fortalecer suas marcas.  Transformar os esforços de divulgação na internet em resultados, contudo, exige bem mais preparo, alerta o consultor em negócios digitais, Victor Morais, palestrante do Café Empresarial de dezembro, realizado na manhã de terça-feira (4). “Acelerando Negócios Digitais” foi o tema que apresentou a empresários e profissionais de empresas que lotaram o auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, na última edição do evento no ano.  Principal ação de networking da ACI, o Café Empresarial tem o patrocínio do Banco de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE), da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e conta com o apoio do Café Preto.

Desmistificar a jornada de compra do cliente e mostrar os principais processos na hora de escalar uma campanha de marketing de algum serviço ou produto nos meios digitais foi o foco da apresentação de Victor Morais. Filmmaker e empreendedor, com mais de mais de oito anos de atuação em projetos digitais, em sua palestra propôs questionamentos para provocar reflexões sobre o tema. Como acelerar o crescimento digital de forma previsível e lucrativa, utilizando os meios digitais, e o que as pequenas empresas podem fazer para faturar de forma sustentável na internet foram assuntos abordados.

A decisão sobre qual mídia é melhor investir na internet depende da persona, do produto e do diferencial da empresa ou profissional, explica Morais. O primeiro passo é ter uma persona bem definida, sair do lugar comum e valorizar os diferenciais do negócio. “Para se obter melhores resultados na internet é preciso saber como falar, com quem falar e quando falar”, destaca o consultor.

Um dos segredos é saber otimizar campanhas de marketing para se diminuir o custo de aquisição de cliente, melhorar o engajamento com a marca e aumentar a taxa de retenção de usuário/cliente. “Afinal, não adianta trabalhar forte em adquirir um cliente novo e ele não gostar do produto ou serviço que comprou”, afirma.

Victor Moraes listou os principais erros que as empresas cometem em suas campanhas no mundo digital. 

– Não ter persona bem definida, o famoso “todo mundo é meu cliente”.  
– Não produzir conteúdo. É preciso criar um relacionamento contínuo com o cliente, produzindo conteúdos que tragam resultados, ou seja, que estejam relacionados ao que sua audiência está buscando.
– Não gerar leads. Um lead é uma oportunidade de negócio para a empresa, e uma boa gestão dessas oportunidades é muito importante para alcançar resultados com o Marketing Digital.
– A oferta não está clara. Ter clareza e foco no que se pretende comunicar é fundamental.
– Não medir dados importantes e basear os resultados apenas em métricas de vaidade (curtidas).

Networking
O Café Empresarial é um espaço da ACI para relacionamentos, negócios e informação. Os convidados são recepcionados com um café da manhã e depois participam de uma dinâmica de apresentação e troca de cartões. A palestra é uma das atrações do encontro.