Em junho a Mercur completa 94 anos de atuação em Santa Cruz do Sul. Para comemorar a data, na segunda-feira (11) a empresa organizou uma ação com o seu quadro de colaboradores hoje formado por 691 pessoas. Um varal de histórias formado pela foto do momento preferido de cada um na empresa coloriu o ambiente e aqueceu a memória de muitos.
Um fato curioso é que é difícil para alguns colaboradores separar a sua história de vida pessoal da vida de trabalho, pois em torno de 20% do quadro de colaboradores tem mais de 20 anos de empresa. Essas são histórias das quais a Mercur se orgulha. Ivone Sehnem, por exemplo, a tia Ivone, como é carinhosamente conhecida, está há 42 anos na Mercur, quase o mesmo tempo que é casada. Desde que trabalha na Mercur teve dois filhos e agora tem cinco netos.
Já Cassiano Kappaun tem 44 anos e atua na Mercur desde 1996. Nestes 22 anos estão contidos os seus 20 de casado com a sua companheira e a chegada de três filhos. Ele conta que a ação com as fotografias o fez lembrar que durante o tempo que está na Mercur, teve a oportunidade de acompanhar e viver inúmeras experiências profissionais e pessoais. “Isso tudo auxilia no meu autoconhecimento e autodesenvolvimento. Além do trabalho, a Mercur nos oferta vivências e aprendizados que nos ajudam a despertar como agentes de mudança para um mundo de um jeito bom para todo o mundo”, relata. No mesmo dia aconteceu ainda um momento de descontração e confraternização com bolo.
Resgate histórico
A Mercur foi fundada em 11 de junho de 1924 pelos irmãos Carlos Gustavo Hoelzel e Jorge Emílio Hoelzel. A empresa Hoelzel Irmãos começou visando dois caminhos possíveis para o seu crescimento: o reparo de pneus e a produção de artefatos de borracha.
A ideia do conserto de pneus surgiu a partir de longas conversas entre os dois irmãos que seguiram, muitas vezes, pela madrugada. Carlos havia identificado o problema do desgaste que as estradas sem asfalto e ainda muito precárias faziam aos pneus dos carros que vendia em sua concessionária. Não havia como consertar os pneus que se estragavam, não se conhecia nenhum tipo de cola que os restaurasse, e havia uma tendência de crescimento do setor automotivo no país e na região.
Preocupado em solucionar este problema, Jorge dedicou-se a procurar formulações de borracha e fazia constantes anotações de suas descobertas em seus cadernos. Foi assim que tudo começou. No site da Mercur há uma Linha do Tempo ilustrada e cheia de histórias que além de contextualizar o desenvolvimento da empresa, falam muito sobre o desenvolvimento econômico de Santa Cruz do Sul e do País. Confira: http://www.mercur.com.br/historia/.
Por escrito
Muitos dos colaboradores que hoje comemoram o aniversário da empresa participaram também do resgate histórico para a construção do livro Narrativas Mercur, lançado neste ano. A publicação conta como a empresa repensou sua cultura organizacional para oferecer uma nova geração de produtos, serviços e relacionamentos que sejam relevantes para as pessoas e se conectem com suas aspirações por um mundo melhor.
Disponível para download gratuito no link https://narrativas.mercur.com.br/, no livro é possível saber mais sobre a trajetória da empresa, sua busca por relevância social, a transformação organizacional pela qual passou nos últimos anos e sobre como definiu a educação como seu eixo de mudança. A substituição das relações de poder por estruturas mais horizontais, a introdução do tema da sustentabilidade no dia a dia e os aspectos econômicos, humanos, sociais, ambientais e éticos associados aos negócios da Mercur, também estão nas páginas.