Com a ideia de atender a comunidade e principalmente o público estudantil, o Route Coffee 42, foi inaugurado na última segunda-feira, 20, em um ponto estratégico de Santa Cruz. Localizado na rua Boa Esperança, nº 603, fica na esquina em frente ao portão lateral da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). O foco da lanchonete são os cafés normais e cafés especiais, com bons preços. Tem também a tapioca, de diversos sabores que foi trazida da região norte pelo casal Lisandra e Paulo Henrique da Silva. Também oferece saladas pensando no almoço dos estudantes. “A partir da próxima semana teremos também o caldinho para aquecer e vamos incrementando o cardápio para oferecer uma refeição que atenda ao público ao meio-dia”, afirma Lisandra. O horário de funcionamento do Route Coffee 42 é das 8h às 20h, de segunda-feira aos sábados.
Além disso por se tratar de um café oferecem aos clientes pães especiais e pão francês para compra, juntamente com frios, café solúvel ou em pó, leite, margarina, cream cheese, erva-mate, tudo para atender as necessidades dos moradores. Sugestões do público que tem frequentado o Café estão sendo aceitas para que a equipe consiga atender cada vez melhor seus clientes.
Uma aposta
A ideia de empreender, abrir o próprio negócio foi tomando forma enquanto os engenheiros que saíram do Rio Grande do Sul há oito anos, Lisandra Marchi da Silva e o marido, Paulo Henrique Albuquerque da Silva, trabalhavam em uma indústria no norte do país. Eles viajavam entre Teresina (PI) e Manaus (AM) e nessas viagens sempre acabavam fazendo pausas para o café. Foi em uma dessas pausas que os dois começaram a ter o desejo de montar a sua própria cafeteria. “Começamos a procurar locais e decidimos voltar para o Rio Grande do Sul, aí escolhemos Santa Cruz do Sul por ser uma cidade do interior e também porque eu estudei e morei aqui entre 2000 e 2002”, conta Lisandra.
O casal de engenheiros usava muito o Google para encontrar lugares para instalar o café. Paulo Henrique, é de Recife (PE) e Lisandra, é de Santa Maria (RS), durante a busca Lisandra reviveu um pouco do que foi morar em Santa Cruz no início dos anos 2000. Segundo ela quando encontraram o prédio na rua Boa Esperança, viram que era um lugar próximo a Unisc e que tinha a possibilidade de atender o público estudantil e focaram neste prédio. Isso foi em outubro de 2015 quando ainda moravam em Teresina e deixaram a ideia na gaveta, inclusive a locação do prédio. Em janeiro de 2016, os dois pediram demissão da empresa em que trabalhavam e voltaram ao Rio Grande do Sul. Em fevereiro encontraram a sala comercial ainda disponível e fecharam o contrato de locação para começar trabalhar na estrutura do café.
Lisandra começou o curso de Engenharia de Produção na Unisc e terminou em Manaus. “Tive aulas nos prédios 50, 51 e 52 e lembro que não tinha muitas opções dentro do campus, quando cheguei aqui no prédio do café e enxerguei os prédios da engenharia logo pensei, é esse o ponto”, relembra Lisandra. Segundo ela, tudo acabou dando certo para que o projeto de montar o café acabasse se tornando realidade. Trabalhando há 13 anos na indústria, o casal decidiu apostar e arriscar antes dos 40 anos. Lisandra explicou esse retorno para o sul com um texto da jornalista e publicitária do Recife, Téta Barbosa, ‘O caminho de volta’, “o texto fala sobre chegar em um momento da vida em que se está bem sucedido, mas que falta alguma coisa, então você olha para trás pega o retorno e volta para recomeçar como fizemos”, comentou Lisandra. Fizeram então uma parceria com dois amigos Denise Sehnem e Sandro Rafaeli e inauguraram o Route Coffee 42.