Início Esportes Skate já é um dos esportes mais praticados

Skate já é um dos esportes mais praticados

Diego Dettenborn – [email protected]

O skate já é um dos esportes mais praticados no Brasil. Segundo pesquisas realizadas, ele está atrás somente do futebol, em número de praticantes. Em solo santa-cruzense não é diferente, pois temos por aqui muitos skatistas das mais variadas idades. Entre esses praticantes do skatismo, destaca-se o jovem Gabriel Kwiatkowski Júnior.  Aos 14 anos, influenciado pelos amigos, Gabriel Júnior deu os seus primeiros passos no skate, e nunca mais parou. Hoje, dez anos depois, com 24 anos o skatista acumula diversos títulos na carreira e é o responsável pela ascensão do skate como esporte em Santa Cruz do Sul e região.

Rolf Steinhaus

O santa-cruzense Gabriel em Barcelona

O santa-cruzense Gabriel Jr. Através de um título conquistado em uma competição, assegurou sua ida à Europa. Segundo ele, a viagem serviu de experiência para dar ainda mais ênfase naquilo que ele almeja dentro do esporte. “Foi uma grande bênção eu ter conseguido a passagem através do skate. Pude andar ao lado de figuras importantes na cena mundial, fiz muitos amigos e, sobretudo, pude enxergar de forma mais ampla o skate como esporte.” Gabriel ainda conclui: “Barcelona é considerada pelos skatistas a melhor cidade do mundo para praticar o esporte, pela sua infraestrutura. Gabriel, que compete na categoria Amador 1, a última categoria antes de ingressar na profissional, visa competir no Mundial do próximo ano. Para ele, o skate pode também funcionar como ferramenta de inserção. “Através do skate conquistei muitas coisas e aprendi muito. Estive em lugares que nunca antes havia imaginado estar. O esporte pode ajudar as pessoas e deve servir como ferramenta de construção para as pessoas.”

Divulgação/RJ

Praticar skate já é opção para grande número de esportistas

História
No início da década de 1960, os surfistas da Califórnia mais ou menos na cidade de Los Angeles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, em uma época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, a nova “maneira de surfar” foi chamada de sidewalk surf. Em 1965, surgiram os primeiros campeonatos, mas o skate só ficou mais reconhecido como esporte uma década depois.

Rolf Steinhaus

Gabriel Júnior: “Através do skate conquistei muitas coisas