Diego Dettenborn – [email protected]
Não interessa se o Caxias entrou em campo com um jogador reserva, dois ou até mesmo o time todo. O que importa é que o time mandado a campo pelo treinador Paulo Porto era o mesmo Caxias campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Foi no sábado que o Avenida aprontou pra cima do time da Serra. Carlos Eduardo marcou o gol que garantiu os três pontos do time alviverde na primeira rodada da Taça Farroupilha. Rodrigo Feijão defendeu uma penalidade aos 46 minutos da etapa final.
Opinião unânime entre os que acompanharam a partida deste final de semana foi a grande evolução do time comandado pelo técnico Gilmar Iser. Com a melhor atuação neste Gauchão, o Avenida venceu e convenceu jogando no Estádio dos Eucaliptos.
Paulo Porto mandou a campo uma equipe repleta de reservas. Do grupo principal do Caxias, apenas Jean e Caion estiveram entre os 11 diante do Periquito.
Rolf Steinhaus
Avenida venceu o campeão do primeiro turno. Periquito 1 x 0 Caxias
O Caxias veio a Santa Cruz buscando ao menos o empate diante do time comandado pelo técnico Iser. O único lance que levou perigo ao goleiro Feijão na primeira etapa pelo lado Grená aconteceu logo aos 4 min, após cobrança de falta e bate e rebate na área, Everaldo arriscou de fora. A bola passou perto do travessão. Logo em seguida o Avenida respondeu também de falta. Alexandre arriscou direto, da intermediária e a bola lambeu o poste.
Com bom volume de jogo e o controle total da meia-cancha, o Avenida forçava o time da serra nas saídas de bola e assim era o time verde e branco o responsável pelas iniciativas das jogadas de ataque. Acreditando garantir um ponto diante do Periquito, Paulo Porto aplicou uma retranca, num 4-4-2 – com duas linhas de quatro – e transformou a partida num jogo truncado. Pouco adiantou. Aos 37, veio o gol do Periquito. O canhoto Alexandre fez boa jogada em frente à área do Caxias e sofreu a falta. Ele mesmo cobrou, Carlos Eduardo desviou de cabeça mandando a bola para o fundo das redes do goleiro Alexandre.
No segundo tempo a supremacia foi verde e branco. Correndo atrás do resultado, Paulo Porto lançou o centroavante Caion por volta dos 16 minutos da etapa final. Já Gilmar Iser sacou Carlos Alberto, Alexandre e Flaviano e inseriu na equipe respectivamente Sávio, Edimar e Fábio Jr.
Fábio Pinho ainda viria a cometer pênalti em cima do atacante Marcos Paulo. Aos 46 minutos da etapa final, Rafael Santiago bateu no canto direito, mas o goleiro alviverde pulou para realizar a defesa com segurança, garantindo o placar final de 1 a 0 para os donos da casa.
Agora o Avenida tem dois duelos fora. O primeiro é contra o Cruzeiro, no próximo domingo, 11, às 16 horas, no Estrelão. Na sequência, pega o Cerâmica, no domingo, dia 18, às 17 horas, no Vieirão.
Avenida 1 x 0 Caxias
Avenida: Rodrigo Feijão; Dudu, Anderson Bill, Rafael Morisco e Vinícius; Carlos Alberto (Sávio), Fábio Pinho, Carlos Eduardo e Alexandre (Edimar); Alex Amado e Flaviano (Fábio Jr)
Técnico: Gilmar Iser
Caxias: Alexandre Villa; Jean, Tiago e Lino; Maidana, Allison, Ronaell, Julinho (Murilo) e Lucas Galvão (Marcos Paulo); Rafael Santiago e Everaldo (Caion)
Técnico: Paulo Porto