O novo técnico do Grêmio, Vanderlei Luxemburgo, foi apresentado oficialmente no final da manhã de quinta, na sala de conferência do estádio Olímpico Monumental.
Pontualmente às 11h, com a presença do presidente Paulo Odone, do diretor executivo de futebol, Paulo Pelaipe, e de vários membros do conselho de administração do Clube, Luxemburgo saiu do vestiário para ser recebido por dezenas de fotógrafos e repórteres que aguardavam as primeiras palavras do treinador como comandante da equipe gremista. Depois de receber uma camisa oficial personalizada, Luxemburgo falou sobre seu desejo em treinar a equipe do Grêmio e o projeto de levar o Tricolor de volta à Libertadores no primeiro ano da Arena. Em determinado momento da entrevista coletiva, o ex-técnico do Flamengo afirmou com convicção que na próxima Copa Libertadores da América o Grêmio estará presente.
Já na parte da tarde Vanderlei Luxemburgo pisou pela primeira vez no gramado suplementar do Olímpico. O novo treinador observou de perto o treinamento dos atletas que não participaram do Gre-Nal, e conversou grande parte do tempo com o preparador físico Paulo Paixão. Os titulares da partida fizeram um treino regenerativo, após a vitória por 2 a 1 contra o Internacional. No domingo o Grêmio enfrenta o Caxias na Serra Gaúcha, às 16h.
Postura
Como não poderia deixar de ser, o treinador, que chegou para substituir Caio Júnior (que trabalhou em apenas oito partidas pelo clube), entende que o Grêmio ainda tem muito a melhorar. Questionado sobre reforços, Vanderlei evitou dar os nomes e as posições para as quais deseja receber caras novas.
Lucas Uebel
Luxemburgo já se sente em casa no Tricolor