Início Esportes Basquete: Projeto Cestinha é referência no RS

Basquete: Projeto Cestinha é referência no RS

Diego Dettenborn –[email protected]

O Projeto Cestinha, uma parceria entre o Sesi e a Unisc, vem arrecadando títulos e formando atletas de alto nível ao longo dos anos. Idealizado pelo professor Gilmar Weiss, profundo conhecedor do esporte, o projeto que iniciou ainda no ano de 2001, na ocasião com 170 alunos, hoje conta com cerca de 1350 participantes e vem a cada ano recebendo mais crianças e adolescentes interessados em fazer do basquete uma filosofia de vida. Dez monitores estudantes do curso de Educação Física formam o grupo que orienta e escolhe os atletas que participarão do projeto que tem como foco crianças de 9 a 15 anos. Mais de uma década após sua fundação, atualmente o Projeto já é tido como referência no Rio Grande do Sul.
O Projeto Cestinha teve pelo menos um de seus atletas convocado para a Seleção Brasileira nos últimos cinco anos. Neste ano o feito deverá se repetir. Ainda em 2011 os atletas do Projeto Cestinha corresponderam às melhores expectativas. As equipes foram o grande destaque do Campeonato Estadual de basquete. Nas categorias mirim, infantil, e Sub-15 os santa-cruzenses atingiram o lugar mais alto do pódio. Segundo o coordenador Gilmar Weiss, formar cidadãos é o grande objetivo do projeto. “Não desejo apenas que saiam atletas profissionais daqui, queremos formar cidadãos, pessoas de bem.” Outra função importante do Projeto é o trabalho oferecido aos monitores, em termos de experiência, o Cestinha permite aos monitores colocar em prática os ensinamentos que aprendem dentro das salas de aula. “Existe todo um processo de pesquisa, um processo teórico. Os monitores em sua grande maioria direcionam os trabalhos de conclusão de curso e as monografias para o Projeto, apresentam os resultados para os demais, e para a coordenação. A partir daí procuramos melhorar no que for possível”.

 

Divulgação

Projeto reúne crianças de todos os bairros de Santa Cruz

 

 

 

Responsabilidade

No seu início o Projeto tinha como principal objetivo formar atletas para a equipe do Corinthians Sport Club, no entanto a ideia não deu certo naquele momento. Hoje em dia o processo de captação de participantes se dá através de encontros bimestrais organizados pelos monitores nos bairros santa-cruzenses. Neste ano dos 1350 participantes apenas 70 atletas são federados, competem pelo projeto Cestinha. O número total de participantes vem numa constante crescente, resultado de um trabalho realizado com extrema competência ao longo dos anos.
Após o recesso de final de ano e as férias escolares, o projeto irá reiniciar as atividades no próximo mês. Já em julho, os atletas terão pela frente a principal competição do ano, o Campeonato Sul-Americano de Basquete. A competição acontecerá em Novo Hamburgo, o Projeto Cestinha é Tricampeão Sul-Americano na categoria Sub-15.

 

 

Divulgação

Participantes federados irão ao Sul-Americano em julho