Início Esportes Projeto de atletismo da Unisc comemora uma década com noite especial

Projeto de atletismo da Unisc comemora uma década com noite especial

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Comandado pelo professor Jorge Peçanha o projeto de atletismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completou em 2011 dez anos de existência. A década foi comemorada na noite de quinta-feira, dia 22 de dezembro, na sede Campestre da AABB. Durante o evento foi oferecido aos convidados um coquetel. Atletas da Unisc, imprensa e parceiros foram agraciadas com troféus pelo apoio ao projeto. Houve também uma apresentação em vídeo e fotos dos melhores momentos do projeto ao longo dos seus dez anos de existência.
 

O trabalho foi iniciado em fevereiro de 2001 pelo treinador e professor de educação Física, Jorge Peçanha, que com apoio da 6ª CRE começou os treinos com um pequeno grupo de atletas. “Eu ia para a pista e ficava lá esperando, ninguém aparecia. Foi difícil ate engrenar, mas aos poucos o projeto foi tornando-se realidade.” Conta Peçanha. Logo, o projeto recebeu o aporte da Unisc, que atualmente é a mantenedora do Projeto. Ao longo dos anos, inúmeros atletas se destacaram em competições pelo mundo todo. Christiane Ritz dos Santos e Fabiano Peçanha (atualmente atletas do Clube Pinheiros de SP), Sabine Heitling, Rafaela Ritz dos Santos, Volmar Fiúza, Emília Dopke, Eduardo Treglia, entre outros, subiram inúmeras vezes em pódios nas principais disputas de suas respectivas modalidades. Atualmente são 80 pessoas que formam o grupo de atletas da Unisc. “Desde o inicio contamos com a acolhida e a amizade de inúmeras pessoas. O atletismo de Santa Cruz é um orgulho e uma conquista para todo o Estado. Não só nossos atletas, mas todos que contribuem para este projeto são heróis silenciosos. E só alcançamos este nível que estamos hoje, graças ao esforço e apoio de todos”, disse o técnico Jorge Peçanha.
 

Em nome dos atletas, Sabine Letícia Heitling, salientou a importância do projeto. “Em 1999 o professor Jorge apostou em mim, devo muito e ele e a Unisc que também foi fundamental. O projeto não visa só à conquista de medalhas, mas, sim, a formação de cidadãos, a inclusão social, independente de cor, raça, religião. Este esporte vem mudando a vida de muita gente. Foram muitas quedas, obstáculos, mas sempre levantamos e seguimos em frente. Estamos comemorando dez anos e espero que venham muitos outros anos com belas conquistas e realizações.”

Divulgação Unisc


Atletas participantes da Escola de Atletismo