Este foi um ano que deve ser esquecido pelos torcedores gremistas. Talvez um dos piores do time tricolor, só não foi mais negativo, porque o já desempregado Celso Roth cumpriu sua missão, salvar o time da degola do rebaixamento em 2011. A palavra de ordem pelas bandas do Olímpico é reformulação. 2011 ainda nem acabou e a direção gremista já trabalha focada num único objetivo. Montar uma equipe que vá além em 2012, que lute para chegar e não para se safar.
O Grêmio começará em tempo integral a projetar a temporada de 2012. A começar pelo técnico Caio Júnior. A ideia é a de anunciar reforços. O meia-atacante Carlos Eduardo é um dos nomes mais próximos. O próprio diretor executivo de futebol Paulo Pelaipe já mostrou otimismo na volta do jogador, por empréstimo junto ao Rubin Kazan, da Rússia. O atacante boliviano Marcelo Moreno também é opção.
Para o meio-campo, foi especulado o meia Marco Antônio, destaque da Portuguesa na campanha na Série B. Mas o empresário Álvaro Cerdeira negou contato com o Grêmio para tratar sobre o atleta.
Uns vêm outros vão
Assim como jogadores irão chegar ao Olímpico, outros estão de saída. A principal reformulação será na defesa. Rafael Marques, por exemplo, já foi colocado em disponibilidade pela direção para possíveis negociações. Rodolfo e Edcarlos são outros que dificilmente permanecerão.
Pouco utilizado e sem espaço no time, Gabriel poderá ser negociado. O lateral-direito não conseguiu repetir na temporada, também por causa de lesões, a boa sequência que teve em 2010. Quem termina a temporada em baixa é o goleiro Victor. Não conseguiu regularidade na temporada e ficou de fora do prêmio dos melhores do Brasileirão. Em contraponto, Marcelo Grohe renovou por cinco temporadas e pode ganhar espaço. Quem manifestou grande vontade de permanecer é o centroavante André Lima. Com contrato até 2013, o camisa 99 almeja formar dupla de ataque com Kleber.