O processo de centralização de serviços da saúde será retomado nesta quarta-feira, 21, quando a Farmácia do Estado, localizada no prédio da Secretaria de Educação, irá fechar para a mudança. Ela voltará a funcionar no dia 2 de setembro, já no novo local, na Rua Ernesto Alves, número 1.017, no Centro de Santa Cruz.
O secretário municipal de Saúde, Régis de Oliveira Júnior, destaca que o objetivo da centralização é facilitar o acesso da população aos serviços da secretaria. Com isso, será possível fazer todos os encaminhamentos em um único local. “Queremos aproximar todos os serviços da área para facilitar o acesso de idosos, deficientes físicos e pessoas debilitadas por causa de doenças.”
Nos próximos dias, outros atendimentos também serão alterados. É o caso dos demais setores que funcionam no atual prédio da Secretaria de Saúde, além das coordenações de Atenção Básica, do Programa Saúde na Escola, da Nutrição e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Nos dias 29, 30 e 31, não haverá atendimento nesses departamentos. A expectativa é de que esses serviços estejam normalizados na segunda-feira, 2 de setembro, no novo local.
Apenas o funcionamento da Farmácia Municipal, que começa a ser transferida no dia 28, será mantido. Ainda não há previsão para que ela comece a funcionar no novo prédio.
A centralização iniciou em abril, quando os programas Primeira Infância Melhor (PIM), Melhor em Casa, Bem Me Quer e a nova Base do Samu passaram para o prédio entre a Fernando Abott e a Senador Pinheiro Machado. A Central Odontológica já funciona no mesmo local onde acontecem os atendimentos do ambulatório do idoso, na Rua Ernesto Alves, 1,298.
Para o prédio atual da Secretaria de Saúde, em frente à Praça Siegfried Heuser, serão transferidos a Central de Regulação e Agendamento, a Unidade de Vigilância Sanitária e Epidemiológica e o setor de Imunizações. No entanto, a data para a mudança ainda não foi definida. Além de facilitar o acesso aos serviços, quando concluída, a centralização também irá gerar economia com a locação de imóveis e outras despesas.